Anderson Soares – acervo pessoal
Vivemos um momento de transformação acelerada, comparável à chegada do fogo, da eletricidade e da internet. A inteligência artificial (IA), desenvolvida desde 1956, atinge um ponto de disrupção que redefine a forma de viver, comunicar, educar e trabalhar. Nesse contexto, o Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (28), às 19h, o pesquisador Anderson Soares, um dos principais nomes da IA no Brasil e referência internacional no tema, para a palestra “Tecnologia, inclusão e inteligência artificial: como a inovação pode ampliar acessos”, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A atividade encerra o módulo “A aceleração no divã: sociedade e comunicação na era da IA”, sob curadoria de Marcelo Tas, que propôs transformar o palco do Café Filosófico em um espaço de escuta e elaboração sobre os efeitos exponenciais da tecnologia em nossas vidas, em conexões entre comunicação, subjetividade, inovação e impacto social.
O Brasil tem se destacado no cenário global do uso de IA generativa – tecnologia capaz de criar conteúdo como imagens, músicas e textos. Pesquisa realizada pela Ipsos e Google com 21 mil pessoas em 21 países mostrou que, em 2024, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, contra 48% da média mundial. Além disso, 65% dos brasileiros acreditam que a IA é promissora por contribuir em diversas áreas da vida, índice superior à média global de 57%.
Na palestra, Anderson Soares irá discutir de que forma a IA pode melhorar a vida das pessoas, trazendo o olhar técnico e ético de quem formou as primeiras gerações brasileiras com diploma em inteligência artificial.
“Estamos falando muito de inteligência artificial, mas existe toda uma cadeia de atividades afetadas pela IA e pela transformação digital. Acho importante a educação digital permear todas as classes sociais. Um possível caminho é tornar o computador e as atividades digitais comuns no ensino básico, principalmente para crianças e jovens de famílias sem poder aquisitivo”, afirma o pesquisador.
Segundo ele, a inovação pode se tornar uma aliada da inclusão: “Na aprendizagem, isso pode ocorrer de diversas formas, como plataformas de aprendizado personalizadas, tutores virtuais inteligentes e acesso facilitado a recursos educacionais online, superando barreiras geográficas, linguísticas e socioeconômicas. Veja que isso tem uma correlação com processos da saúde, como autocuidado, acesso e busca de tratamentos.”
Sobre o palestrante
Anderson Soares é professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), fundador do laboratório Deep Learning Brasil e coordenador do primeiro Bacharelado em Inteligência Artificial da América Latina, que, em 2025, alcançou a maior nota de corte do Sisu na universidade – superando inclusive o curso de Medicina. Foi nesse curso que se formou a primeira mulher especialista em IA da América do Sul. Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), atua nas áreas de aprendizado de máquina, deep learning e otimização com heurísticas.
Serviço
Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Anderson Soares, pesquisador
Quando: 28 de agosto, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…