Categories: Programe-se

Café Filosófico recebe Anderson Soares para um papo sobre tecnologia, inclusão e inteligência artificial

Anderson Soares – acervo pessoal

Vivemos um momento de transformação acelerada, comparável à chegada do fogo, da eletricidade e da internet. A inteligência artificial (IA), desenvolvida desde 1956, atinge um ponto de disrupção que redefine a forma de viver, comunicar, educar e trabalhar. Nesse contexto, o Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (28), às 19h, o pesquisador Anderson Soares, um dos principais nomes da IA no Brasil e referência internacional no tema, para a palestra “Tecnologia, inclusão e inteligência artificial: como a inovação pode ampliar acessos”, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A atividade encerra o módulo “A aceleração no divã: sociedade e comunicação na era da IA”, sob curadoria de Marcelo Tas, que propôs transformar o palco do Café Filosófico em um espaço de escuta e elaboração sobre os efeitos exponenciais da tecnologia em nossas vidas, em conexões entre comunicação, subjetividade, inovação e impacto social.

O Brasil tem se destacado no cenário global do uso de IA generativa – tecnologia capaz de criar conteúdo como imagens, músicas e textos. Pesquisa realizada pela Ipsos e Google com 21 mil pessoas em 21 países mostrou que, em 2024, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, contra 48% da média mundial. Além disso, 65% dos brasileiros acreditam que a IA é promissora por contribuir em diversas áreas da vida, índice superior à média global de 57%.

Na palestra, Anderson Soares irá discutir de que forma a IA pode melhorar a vida das pessoas, trazendo o olhar técnico e ético de quem formou as primeiras gerações brasileiras com diploma em inteligência artificial.

“Estamos falando muito de inteligência artificial, mas existe toda uma cadeia de atividades afetadas pela IA e pela transformação digital. Acho importante a educação digital permear todas as classes sociais. Um possível caminho é tornar o computador e as atividades digitais comuns no ensino básico, principalmente para crianças e jovens de famílias sem poder aquisitivo”, afirma o pesquisador.

Segundo ele, a inovação pode se tornar uma aliada da inclusão: “Na aprendizagem, isso pode ocorrer de diversas formas, como plataformas de aprendizado personalizadas, tutores virtuais inteligentes e acesso facilitado a recursos educacionais online, superando barreiras geográficas, linguísticas e socioeconômicas. Veja que isso tem uma correlação com processos da saúde, como autocuidado, acesso e busca de tratamentos.”

Sobre o palestrante

Anderson Soares é professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), fundador do laboratório Deep Learning Brasil e coordenador do primeiro Bacharelado em Inteligência Artificial da América Latina, que, em 2025, alcançou a maior nota de corte do Sisu na universidade – superando inclusive o curso de Medicina. Foi nesse curso que se formou a primeira mulher especialista em IA da América do Sul. Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), atua nas áreas de aprendizado de máquina, deep learning e otimização com heurísticas.

Serviço

Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Anderson Soares, pesquisador

Quando: 28 de agosto, quinta-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

Participação on-line: canal do Café no YouTube

Informações: institutocpfl.org.br

Parceiro Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago