Categories: GeralMais

Juiz determina que instalação de grades no Centro de Convivência seja suspensa

(foto carta campinas)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu uma liminar determinando a suspensão da instalação de grades no entorno do Centro de Convivência Cultural de Campinas (CCC), no Cambuí. Os gradis foram instalados pelo governo Dário Saadi após a conclusão da reforma do espaço, que ficou fechado por quase 15 anos. Só essa etapa representou um investimento de R$ 3 milhões, dentro do total de R$ 64 milhões destinados à obra no complexo. A Ação Popular foi movida pela vereadora Paolla Miguel (PT)

Em sua decisão, o juiz Mauro Iuji Fukumoto reconhece que não houve parecer do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephatt). A autorização é necessária porque tanto o Centro de Convivência como a Praça Imprensa Fluminense são tombados pelo conselho estadual. O cercamento foi aprovado em reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) em 29 de maio, após pedido da Prefeitura.

“Até que venha a resposta, conveniente que se suspenda a instalação dos gradis caso a obra ainda não tenha sido concluída”, diz a decisão. O juiz também determinou que um oficial de Justiça deve ir ao local e registrar com fotografias se os gradis já foram totalmente instalados ou não.

“Agora as grades já foram colocadas, mas isso não deixa de ser uma vitória para todas as pessoas que defendem uma cultura livre, a ocupação do espaço público pelo povo, que lutam contra o elitismo e o apartheid social que divide Campinas entre ricos e pobres”, afirmou Paolla Miguel em suas redes sociais. E questionou: “Por que a Prefeitura de Campinas instalou essas grades em tempo recorde? Será que sabiam que era irregular e a Justiça não iria permitir essa agressão ao patrimônio histórico e ao acesso da população ao Teatro de Arena?”

Cultura Carta

Recent Posts

Vereadora do PT entra com representação contra Nelson Hossri por incentivar perseguição política

(foto reprodução instagram) A vereadora Guida Calixto (PT), de Campinas, informou na tarde desta quarta-feira…

37 minutes ago

Livro e exposição percorrem cinco décadas de criação da artista visual e performer Cecilia Stelini

Cecilia Stelini na performance "Comum União" (foto saulo santiago - divulgação) Em São Paulo -…

2 hours ago

Nunca na história deste país um político fugiu na Democracia logo após receber 59 milhões de votos

(imagem reprodução) Um fugitivo do sistema democrático. Nunca na história do Brasil, um político em…

6 hours ago

Halloween tem cinema de horror no MIS Campinas, música e concurso de fantasias em praças

Animação "A Noiva Cadáver" (foto divulgação) Cinema, música ao vivo, desfile e concurso de fantasias…

8 hours ago

Oficinas de Música Caipira fazem show gratuito no Convivência com coral, viola e violão

(foto lili detoni - divulgação) O Centro de Convivência de Campinas recebe nesta sexta-feira, 30…

10 hours ago

Flávio Bolsonaro saiu de forma clandestina para Argentina e pegou voo para os EUA

(foto joedson alves - ag brasil) Aliados do candidato derrotado à Presidência da República, Flávio…

1 day ago