De 18 a 27 de julho, o Sesc Campinas recebe o VEM – Venha Experimentar Música!, projeto que convida o público a se aproximar da música de forma livre, lúdica e interativa. A programação ocupa o Espaço Arena com uma série de aulas-espetáculo, instalações sonoras e apresentações.
Entre as atrações, destacam-se instrumentos criados com materiais recicláveis, narrativas sobre mulheres no samba e encontros sonoros que transformam objetos do cotidiano em paisagens musicais.
A programação começa com “ExperimentaSom”, nesta sexta-feira (18). Inspirado na arte naïf e no termo “Plásticas Sonoras”, de Walter Smetak (músico suíço radicado no Brasil no final dos anos 30), João Sobral propõe uma reflexão e uma narrativa sobre a criatividade humana ao usar objetos do cotidiano como instrumentos musicais e sonoros inusitados em um pocket show e aula.
No sábado e domingo (19 e 20), a atração é “Pequenos Contos Sonoros”, uma performance em instalação construída a partir de instrumentos feitos de sucata e material reciclável. Numa estrutura circular, o músico Ricardo Botter Maio trafega entre seções de cordas (paus de corda), marimbas de cerâmica e madeira, tubos de pvc, canos de ferro, garrafas com água, molas e sopro em “flautacorde”.
Em aulas-espetáculo de terça a quinta-feira (22 a 24), Bia Lourenço e Douglas Ferreira fazem uma imersão crítica e histórica no papel das mulheres na construção e consolidação do samba como manifestação cultural nacional. O workshow mostra a atuação feminina ao longo de diferentes períodos, das pioneiras aos dias atuais, dividido em três encontros, um a cada dia: “Raízes e Matriarcas: o início do século XX”, “Vozes da Resistência: sambistas da segunda metade do século XX” e “Cena contemporânea: o samba feminino hoje”.
Fechando a programação, o músico, artista plástico e educador Fernando Sardo apresenta “Sons Recicláveis – Instalação sonora interativa” entre os dias 25 e 27 (sexta a domingo), em que executa um concerto musical a partir de instrumentos inusitados construídos por ele próprio. A instalação ficará exposta e o público também poderá interagir, tocar nos instrumentos e experimentar as sonoridades. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 18 a 27/7
Local: Espaço Arena do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: atividades gratuitas
PROGRAMAÇÃO
18/7 | Sexta-feira
19h – João Sobral – Aula e pocket show “ExperimentaSom”
19 e 20/7 | Sábado e domingo
15h – Ricardo Botter Maio – Performance em instalação sonora “Pequenos Contos Sonoros”
22 a 24/7 | Terça-feira
19h – Bia Lourenço e Douglas Ferreira – Aulas-espetáculo “Raízes e Matriarcas: o início do século XX”, “Vozes da Resistência: sambistas da segunda metade do século XX” e “Cena Contemporânea: o samba feminino hoje”
25 a 27/7 | Sexta-feira a domingo
Instalação Sonora Interativa
19h (sexta) e 15 (sábado e domingo) – Fernando Sardo – “Sons Recicláveis – Instalação sonora interativa”
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…
(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…
Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…