Categories: Economia Política

Haddad diz que Tarcísio é ‘candidato a vassalo’, após Trump taxar os paulistas em 50%

(foto marcelo camargo e reprodução)

Em entrevista ao Barão de Itararé, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficou indignado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após o governador passar o pano para o tarifaço de 50% que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs aos paulistas e ao Brasil como um todo. De acordo com dados da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), o estado de São Paulo é o maior exportador brasileiro para os EUA e será o mais afetado. No primeiro trimestre de 2025, o estado representou 31% das vendas brasileiras aos norte-americanos

“O governador Tarcísio errou muito. Porque ou bem uma pessoa é candidata à presidente, ou é candidata a vassalo. E não há espaço no Brasil para vassalagem, desde 1822 isso acabou. O que está se pretendendo aqui? Ajoelhar diante de uma agressão unilateral sem nenhum fundamento econômico”, afirmou Haddad durante entrevista.

O termo vassalo se refere ao indivíduo que não tem altivez e se torna um serviçal. Durante o feudalismo, o vassalo recebia um feudo (terras) de um suserano (senhor) em troca de lealdade, serviço militar e pagamento de tributos. O termo também pode ser usado em um sentido para descrever qualquer pessoa que seja subordinada ou dependente de outra, seja por laços de fidelidade, obrigações ou tributação.

Veja vídeo:

Carta Campinas

Recent Posts

Unibanda apresenta ‘Viva a Música, Música Viva’ no Teatro de Arena da Unicamp

(foto reprodução - instagram) Nesta quinta-feira, 5 de novembro, o Coletivo Musical Unibanda sobe ao…

34 minutes ago

Cia de Ópera Campineira estreia com montagem de ‘Rigoletto’, de Giuseppe Verdi

Erika Andrade, Ricardo Felipe Abreu e Alice Fontanelle (foto ricardo abreu - divulgação) A Cia…

58 minutes ago

Campinas recebe cadastramento de blocos para o Carnaval de rua de 2027

(foto firmino piton - pmc) Os blocos de rua que quiserem participar do Carnaval 2027…

1 hour ago

Banco Central ‘independente da democracia’ causa rombo fiscal ao Brasil

André Lara Resende (foto antonio scarpinetti - unicamp) O artigo de um dos economistas da…

14 hours ago

Projeto de Randolfe Rodrigues visa aumentar proteção do trabalhador contra assédio eleitoral

(imagem divulgação reprodução) O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) apresentou projeto de lei para ampliar a…

22 hours ago

Integrante do Clube da Esquina, Toninho Horta faz apresentação única em Campinas

(foto divulgação) A ADunicamp recebe, no dia 6 de novembro (sexta-feira), às 19h, um dos…

2 days ago