Em São Paulo – A exposição coletiva “A Rotina das Paredes” reúne pinturas de Chen Kong Fang, Lilian Camelli e Uéslei Fagundes a partir do dia 2 de agosto, sábado, na Contempo, em São Paulo. Com curadoria de Gabriel San Martin, a mostra apresenta até o dia 23 de agosto um recorte da produção dos artistas voltada a pinturas de interiores e de naturezas-mortas, e inaugura o espaço físico reformado da galeria, que ocupa uma casa da Alameda Gabriel Monteiro.
Se o ponto alto de boa parte da pintura figurativa brasileira se manifestou em gêneros “menores”, como na natureza-morta, na paisagem e na pintura de gênero, San Martin argumenta que sua vocação privada reitera a constituição de um espaço privilegiado de esclarecimento da capacidade de cada um de dispor o mundo.
“A espacialidade estranha casada às superfícies instáveis e ao tonalismo tímido das pinturas, como por exemplo nas obras de José Pancetti, Alfredo Volpi, Eleonore Koch e do próprio Chen Kong Fang, encontra a intimidade protetora de um espaço doméstico que desestabiliza as relações entre figura e fundo, sujeito e objeto. Como se, diferenciando público e privado, fosse ainda tudo a mesma coisa”, afirma o curador.
Ao trazer Uéslei Fagundes e Lilian Camelli para dialogarem com o trabalho de Chen Kong Fang, a coletiva evidencia a constante resistência turva do espaço doméstico em não se tornar também público. Experimentando, seja com a manipulação do suporte, com uma tridimensionalização falseada ou com transições tonais, as pinturas exploram a condição do gênero doméstico enquanto um laboratório crítico da realidade.
Os artistas
Chen Kong Fang (1931–2012) foi um pintor, desenhista, gravador e professor sino-brasileiro. Estudou sumiê e aquarela na China antes de imigrar para São Paulo em 1951, naturalizando-se brasileiro em 1961. Formou-se com Yoshiya Takaoka e realizou sua primeira individual em 1959.
Após breve fase abstrata, o artista consolidou-se no figurativismo, linguagem que marcou sua carreira. Lecionou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e participou de importantes salões e mostras no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios. Sua obra une referências orientais e ocidentais com grande sensibilidade técnica.
Uma das principais pintoras paraguaias em atividade, Lilian Camelli (1958, Ypacaraí Paraguai) realizou individuais no Brasil e no exterior e tem obras em importantes coleções públicas nacionais e internacionais. Tendo por norte a pintura figurativa, na qual se debruça sobre um repertório íntimo e afetivo ligado a questões como memória, ausência e feminilidade, a artista trabalha em especial com a reconstrução da espacialidade de interiores e naturezas-mortas.
Reformulando poeticamente as suas raízes e memórias afetivas da infância no Paraguai, a atmosfera nostálgica das suas pinturas evoca interiores planares, de profundidade rasa, que balanceiam fato e ficção. Dotados de certa presença psicológica, os espaços edificados pela artista assumem determinada fantasmagoria e apontam para um passado a se resolver com o presente.
Uéslei Fagundes (1987, Novo Hamburgo – RS) é mestrando em Poéticas Visuais pela UFRGS, com pesquisa voltada à representação do cotidiano na pintura. O artista usa madeiras coletadas como suporte, explorando memórias e vestígios do tempo. Suas obras combinam cenas simples com inscrições prosaicas, criando um vocabulário pictórico que revela e oculta fragmentos entre frestas e superfícies marcadas. (Com informações de divulgação)
Serviço
Abertura: 2/8
Horário: das 10h às 16h
Visitação: até 23/8 de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 16h
Local: Galeria Contempo
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.644, Jardim América, São Paulo-SP
Informações e contato: (11) 3032-5795, @galeriacontempo, galeriacontempo.com.br
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…