Categories: Economia Política

Caravana de Campinas partiu para SC em busca de justiça para Sônia Maria de Jesus

O Comitê Sônia Livre de Campinas, entidades do movimento negro, organizações populares, partidos e mandatos parlamentares organizaram uma caravana que partiu na manhã desta quarta-feira, 23 de julho, às 6h30 de Campinas rumo a Florianópolis. O objetivo é somar forças à vigília que acontecerá em frente ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nesta sexta-feira, 25 de julho.

O movimento foi criado em defesa de Sônia Maria de Jesus, uma mulher negra que viveu por mais de quatro décadas em situação análoga à escravidão em Florianópolis. Em 2022, aos 49 anos, Sônia foi resgatada após uma denúncia revelar que, desde os 9 anos, ela era mantida em cárcere privado, sem salário, sem acesso à educação, saúde ou liberdade de ir e vir. A família de Sônia soube sobre a sua situação após as denúncias anônimas. Sua mãe morreu antes mesmo de poder encontrar a filha. Ela é uma mulher negra, com deficiência auditiva e não conhece LIBRAS.

No entanto, o Tribunal da Justiça, “numa ação inédita e inescrupulosa, determinou em 2023, que Sônia fosse devolvida à família Borba, que a manteve na condição de trabalho análogo à escravidão e em condições extremamente precárias por mais de 40 anos. E o primeiro caso de “desresgate” no país”, anota o movimento em defesa de Sônia.

Devido ao absurdo da situação jurídica é que surgiu o movimento SONIA LIVRE, que demanda a liberdade de Sônia e seu reencontro com sua família verdadeira.

A ação faz parte da agenda do Julho das Pretas, mês de luta das mulheres negras por justiça, liberdade e dignidade. Regina, uma das integrantes a caravana e coordenadora das Promotoras Legais Populares (PLP) reforça a importância desse movimento quando nos lembra que “trabalho escravo não deveria existir, e sabemos que só existe porque poderosos se sentem no direito de escravizar e explorar pessoas trabalhadoras”.

A caravana saída de Campinas é formada por líderes comunitárias, militantes da causa feminista, membros de movimentos sociais e filhas de trabalhadoras domésticas que se sensibilizaram com a causa e demandam a liberdade de Sônia. Para Thamy do Mandela, uma das integrantes da caravana, lutar pela Liberdade de Sônia é uma missão de todos, não só da família dela, pois a luta por Sônia, é uma luta por todas nós.

“É inadmissível que nos dias de hoje a gente tenha uma mulher, uma irmã negra escravizada, sem nenhum direito básico garantido. Enquanto Sônia não for livre, nenhuma de nós é livre. A gente tem que lutar cada momento da nossa vida para que todas nós estejamos livres e que a escravidão nunca mais ocorra no nosso pais!”, afirmou e Viven, das PLP Campinas e participante da caravana

Campinas haverá também um ato pela liberdade de Sônia. Será também no dia 25/07 às 17h na praça da Catedral. (com informações de divulgação)

(imagem divulgação)
Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

18 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago