Neste fim de semana, a Estação Cultura será palco de duas celebrações que exaltam a ancestralidade, a arte e o protagonismo da mulher negra. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, o espaço recebe no sábado (26) a 2ª Feira Julho das Pretas, e no domingo (27), a segunda edição do Festival Tereza de Benguela, que terá entre suas atrações a cantora Xenia França, vencedora do Grammy Latino.
A programação diversa e gratuita inclui apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa, lançamento de grife, feira de empreendedorismo com foco em mulheres pretas periféricas e atividades que valorizam as expressões artísticas e culturais negras.
Julho das Pretas
Organizada pelo Movimento Rosalina, a Feira Julho das Pretas acontece das 10h às 22h com uma intensa programação voltada ao empreendedorismo feminino negro, cultura e desenvolvimento comunitário. A iniciativa reúne mulheres pretas e periféricas de Campinas e promove atividades como a roda de conversa “Vozes Negras”, com lideranças comunitárias; oficinas sobre finanças pessoais e autoconhecimento para empreendedoras
Também haverá aula de samba rock com o projeto Samba Rock da Estação e apresentações artísticas com Mouralha (slammaster Slam Diáspora), a sambista Ilcéi Mirian, a rapper e produtora cultural Nyak e o cantor Dustin Maia, além da poesia, dança e narrativa cênicas das Iyálódes e show do cantor, compostor e multi-instrumentista Walmir Borges, que já fez parcerias com Seu Jorge, Paula Lima, Luciana Mello, Alexandre Pires e Tony Garrido, e encerra o evento com muito swing.
Festival Tereza de Benguela
No dia seguinte, a partir do meio-dia, a Estação Cultura abre espaço para o Festival Tereza de Benguela. Em sua segunda edição, o evento destaca a potência artística e política de mulheres negras com diversas apresentações, entre elas a da cantora baiana Xenia França, headliner do evento. Vencedora do Grammy Latino com o álbum “Em Nome da Estrela”, seu trabalho mistura MPB, jazz, R&B, afrofuturismo e sonoridades africanas, sempre com letras que exaltam a ancestralidade, o empoderamento feminino e a identidade negra. Também sobem ao palco Nega Duda, ícone do samba de roda; MC Manu Feu, Renata Alves, Um Só Ideal e o Coletivo Abadá Capoeira Mulheres Pretas.
O festival, uma iniciativa realizada com emendas da vereadora Paolla Miguel (PT) com realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, vai contar também com a Feira de Economia Criativa, com barracas de empreendedoras e empreendedores comercializando produtos, além de uma praça de alimentação.
Os dois eventos são gratuitos e têm como ingresso simbólico a doação de 1 kg de alimento não perecível. (Com informações de divulgação)
Serviço
Feira Julho das Pretas – 26/7 (sábado), das 10h às 22h
Festival Tereza de Benguela – 27/7 (domingo), a partir do meio-dia
Local: Estação Cultura
Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/nº, Vila Industrial, Campinas-SP
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
(imagem divulgação) A ADunicamp retoma, no próximo dia 16 de setembro (quarta-feira), a programação da…
(imagem reprodução) Na próxima quinta (17/09), a ADunicamp recebe em seu palco, a partir das…
(foto carlos moura -stf) O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tentou omitir…
(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…
"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…
(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…