(foto: lucas ichimaru/divulgação)
A Confraria da Dança, grupo sediado em Campinas com 28 anos de trajetória dedicados à pesquisa, criação e produção artística, recebe até o dia 29 de abril inscrições para o processo seletivo da residência artística “Criação e Criatura – Animália”.
Ao longo da residência, os artistas selecionados irão explorar a animalidade latente em seus corpos, investigando a essência humana em relação com a natureza. O resultado será apresentado ao público em um espaço cultural de Campinas.
Quatro artistas serão selecionados para integrar o projeto, que inclui remuneração no valor de R$ 3.500,00 para cada artista. Podem participar maiores de 18 anos, moradores na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com experiência em dança, espetáculo ou áreas afins e que queiram mergulhar em um processo de criação coletiva.
O projeto será conduzido por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, fundadores da Confraria da Dança, com a participação do convidado João Arruda, violeiro e multi-instrumentista.
“A residência é uma oportunidade para quem deseja experimentar o fazer artístico de forma profunda, conectando o corpo com o que há de mais instintivo na natureza, para dançar sua animalidade resguardada”, destaca Diane Ichimaru. “É um convite à criação compartilhada, que leva a uma transformação real, tanto pessoal quanto coletiva”, acrescenta Marcelo Rodrigues.
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de formulário, que pode ser acessado on-line pelo link, no site www.confrariadadanca.com.br ou no Instagram.
Processo seletivo
A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira, serão avaliadas as respostas do formulário de inscrição. O resultado será divulgado em 4 de maio e até 20 pessoas serão convidadas para a segunda fase, uma vivência coletiva no dia 8 de maio, das 9h às 12h, além de entrevistas agendadas individualmente. O resultado será divulgado em 16 de maio.
A residência será entre os meses de junho, julho e agosto na sede da Confraria da Dança, em Campinas, e terá carga horária total de 72 horas, dividida em 24 encontros de três horas cada.
Quem vai conduzir
Diane Ichimaru – Bailarina, coreógrafa, dramaturga, diretora de cena e artista plástica. Premiada pela APCA em 2009 na categoria criadora-intérprete em dança, iniciou sua carreira profissional em 1983. É bacharel em Dança pelo Instituto de Artes da Unicamp e uma das fundadoras da Confraria da Dança, onde atua desde 1996 em criações autorais, cenografia, figurino, ilustração e criação gráfica.
Marcelo Rodrigues – Bailarino, iluminador e produtor artístico. Também fundador da Confraria da Dança, desenvolve suas pesquisas e criações em dança desde 1996, assinando os desenhos de luz dos espetáculos do grupo e atuando em sua produção artística.
João Arruda – Cantador, violeiro e percussionista, é um trovador dedicado à cultura musical dos povos da América Latina. Atua como arranjador, produtor musical e compositor de trilhas sonoras para espetáculos, filmes e documentários. Tem CDs solo gravados e participa ativamente de projetos que valorizam e recriam a música popular brasileira e latino-americana. (Com informações de divulgação)
Serviço
Inscrições: até 29/4
Resultado seleção 1ª etapa: 4/5
2ª etapa: vivência coletiva em 8/5 das 9h às 12h e agendamento de entrevista individual
Resultado dos selecionados: 16/5
Duração da residência: junho, julho e agosto de 2025
Local: Confraria da Dança
Endereço: Rua Ismael Carlos, 337, Vila Sônia, Campinas-SP
Inscrições: gratuitas pelo formulário, no site www.confrariadadanca.com.br ou no Instagram
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…