Categories: Geral

Polícia diz que autor do crime contra integrantes do MST preso em Tremembé indicou outros participantes

(foto arquivo mst)

Do BdF -O homem acusado de ter chefiado o ataque a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Tremembé, no interior de São Paulo, foi preso neste sábado (11). 

O delegado seccional de Taubaté, Marcos Ricardo Parra, afirmou que o homem de 41 anos confessou o crime. “Não só confessou, como ele está indicando onde podem ser encontradas as demais pessoas [que participaram do ataque]”, disse em coletiva de imprensa.  

Além de confessar participação nos assassinatos, o homem foi identificado por vítimas que estão hospitalizadas e por testemunhas que presenciaram o ataque. “A gente trabalha na condição de certeza da participação dele”, afirmou o delegado Marcos Ricardo Parra. 

Ainda não se sabe, no entanto, o que motivou o crime. Indícios apontam que pode haver uma relação com a disputa por um lote do assentamento.  

“A motivação foi o problema interno de pessoas do próprio assentamento, entre elas, ou seja, sem nenhuma conotação com invasão ou proteção de terra. Foi uma cobrança de posição em relação à permissão de negociar o terreno ou não. A gente não conseguiu, até agora, entender se ele era o adquirente ou se ele era o intermediário. Seja como for, ele estava lá para modificar o pensamento dos demais”, disse Parra.

O ataque, que ocorreu na noite de sexta-feira (10) no assentamento Olga Benário, deixou duas pessoas mortas e seis feridas. Os moradores do assentamento contam que, por volta das 23h, os criminosos invadiram o assentamento com carros e motos, disparando indiscriminadamente contra as pessoas. 

Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos, e Valdir do Nascimento, 52 anos, morreram na hora. Denis Carvalho, de 29 anos, foi levado para o hospital com um tiro na cabeça, colocado em coma induzido. As demais vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Taubaté e passaram por cirurgias para a retirada dos projéteis. Segundo a direção do MST, estão fora de perigo. 

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, se manifestou sobre o ataque ao assentamento do MST. Ele afirmou ter informado o crime ao secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, com o pedindo providências e punição aos criminosos. Teixeira disse também que entrou em contato com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. 

“Um crime gravíssimo aconteceu nesta madrugada. Um grupo de criminosos invadiu o assentamento Olga Benário, no município de Tremembé, estado de São Paulo, e balearam 8 assentados, levando a óbito os assentados Valdir do Nascimento e o jovem Gleison Barbosa Carvalho. Os demais estão feridos no hospital. Comuniquei o crime ao secretário de segurança pública de São Paulo e pedi as providências para a investigação dos autores e a prisão deles”, anunciou o ministro em suas redes sociais. (Do MST)

Carta Campinas

Recent Posts

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

2 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

3 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

3 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

3 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

3 hours ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

19 hours ago