Categories: Economia Política

Banco Central define política econômica do Brasil com base em Boletim que erra 95% das previsões

(foto marcello casal jr – ag brasil)

Um levantamento mostrou que o mercado financeiro errou 95% das previsões relacionadas à economia brasileira. Dados divulgados pelo UOL mostram que projeções sobre o Ibovespa, Selic, PIB, dólar e inflação ficaram longe da realidade em quase todos os casos. O problema mais grave é que o Banco Central usa esses dados errados para definir a política econômica e de juros do Brasil.

O levantamento utilizou o boletim Focus do Banco Central e a pesquisa “LatAm Fund Manager Survey” do Bank of America para compilar as estimativas feitas entre 2021 e 2024. O Boletim Focus, por mais absurdo que pareça, é o principal documento do Banco Central para planejar a política econômica do Brasil. Ou seja, o Banco Central se baseia em dados totalmente errôneos para definir a política econômica e deixa o Brasil à deriva. O Boletim Focus compila a previsão de cerca de 100 economistas do mercado financeiro.

https://cartacampinas.com.br/2024/11/o-mercado-financeiro-e-chicote-dos-super-ricos-na-era-da-servidao-voluntaria/

Os erros são grosseiros. As previsões frequentemente subestimaram ou superestimaram os resultados, como o caso da Selic em 2021, que deveria encerrar o ano em 3,25% e chegou a 9,25%. Em 2023, por exemplo, previram que PIB teria alta de 0,78%, mas fechou com elevação de 2,9%. A Inflação/IPCA tinha estimativa de alta de 5,36%, mas ficou em 4,62%. Para muitos economistas, esses “erros” tem um conteúdo proposital para gerar rendimentos financeiros para grupos específicos que lucram, por exemplo, com a venda ou compra de dólares ou com aplicações financeiras.

É urgente o fim do Boletim Focus do Banco Central e a adoção de um novo mecanismo de pesquisa e projeção. Uma alternativa é excluir os economistas do mercado financeiros e computar apenas as previsões de grupos de pesquisas sobre o tema de universidades públicas e privadas e também de órgãos e instituições como o Ipea, IBGE e outros.

Carta Campinas

Recent Posts

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

56 minutes ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

19 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

1 day ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

2 days ago