CGU divulga R$ 1,2 trilhão em isenção fiscal e empresas mais beneficiadas são ligadas a combustível fóssil

(imagem portal da transparência)

A partir desta sexta-feira (06/12), o Portal da Transparência, gerenciado pela Controladoria-Geral da União (CGU), disponibiliza novos dados detalhados sobre as renúncias fiscais concedidas pelo Governo Federal.

As empresas mais beneficiadas com renúncia de impostos ligados à importação e IPI são ligadas ao uso de combustível fóssil como Stellantis Automóveis, GE Celma, MISC petróleo e gás natural, TAM, GM, Embraer e Volkswagen. A atualização abrange mais de R$ 1,25 trilhão em benefícios fiscais, relativos à desoneração de tributos federais e incentivos governamentais, no período de 2015 até o primeiro semestre de 2024. Entre os novos dados, destacam-se informações sobre o Fundo de Investimento da Amazônia (Finam) e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Ambientalistas olham para as pesquisas e sondagens da Petrobrás na margem equatorial, mas talvez esse seja um problema pequeno diante das renúncia ligada ao setor de combustível.

Consulta e periodicidade
Os dados foram consolidados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). A previsão é de atualizações anuais, com revisões semestrais, garantindo maior transparência.

A abrangência das informações varia conforme o tipo de renúncia fiscal. Benefícios relacionados à importação (Imposto de Importação, IPI, PIS e COFINS) trazem valores de 2015 a 2024 (primeiro semestre). Já as renúncias referentes à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e ao Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ) abrangem dados de 2015 a 2023, declarados via Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Para o Perse, constam informações de 2022 e 2023, com perspectivas de inclusão de dados complementares de 2024 em futuras atualizações.

A previsão é de atualizações anuais, com revisões semestrais, garantindo maior transparência.

Transparência em números
O Portal permite consultas detalhadas sobre renúncias fiscais concedidas a mais de 77,5 mil pessoas jurídicas, com filtros por tipo de renúncia, benefício fiscal e empresa. Além disso, foi ampliada a lista de empresas imunes e isentas, agora com mais de 413 mil registros, e de 25,6 mil habilitadas a benefícios fiscais.

A plataforma também integra dados que conectam empresas ao Governo Federal, como recursos recebidos, notas fiscais emitidas, participação em licitações, contratos firmados e punições administrativas. Essa integração reforça o papel do Portal como ferramenta de controle social e transparência pública.

Renúncias fiscais em contexto
A renúncia fiscal ocorre quando o governo abre mão de receber o total ou parte dos tributos devidos em prol de um estímulo da economia ou de programas sociais, que serão desenvolvidos pelo setor privado ou por entidades não-governamentais.

O conceito predominante internacionalmente e adotado pela Secretaria da Receita Federal é o de “gasto tributário”. O termo refere-se a despesas indiretas do governo realizadas por meio do sistema tributário, com o objetivo de atender metas econômicas e sociais. Essas despesas representam uma exceção ao sistema tributário de referência, reduzindo a arrecadação potencial e, consequentemente, aumentando a disponibilidade econômica do contribuinte.

Ao divulgar amplamente as renúncias fiscais, a CGU fortalece o papel do Portal como um instrumento essencial de controle social. Ele permite à sociedade avaliar como os recursos federais são destinados, destacando-se como referência nacional e internacional em transparência pública. (Com informações do govbr)

Carta Campinas

Recent Posts

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

1 hour ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

1 hour ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

19 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

1 day ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

2 days ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago