Categories: Geral

Sob críticas da oposição, vereadores aprovam orçamento de R$ 10,8 bi para Campinas em 2025

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Campinas para o próximo ano, no valor de R$ 10,8 bilhões, foi aprovado em primeira discussão na sessão desta quarta-feira (13) na Câmara, sob críticas dos vereadores da oposição. Foram 21 votos a favor e seis contrários.

Se posicionaram contra o projeto Gustavo Petta, do PCdoB; Paulo Bufalo e Mariana Conti, do PSOL, e Cecílio Santos, Guida Calixto e Paolla Miguel, do PT. Os parlamentares já haviam apresentado argumentos contra a proposta do Executivo em audiência pública realizada na última sexta-feira (8) no Legislativo que durou três horas.

“A bancada do PSOL votou contra, pois se trata de um Orçamento feito sem transparência e participação popular, apresenta mau uso das verbas para a educação, sinaliza para mais privatizações e precarização dos serviços públicos e não tem qualquer dotação para enfrentamento as emergências climáticas”, afirmou o vereador Paulo Bufalo (PSOL).

Entre os problemas apontados, estão também verbas destinadas para as áreas de saúde, habitação, transporte, esporte e lazer. A oposição criticou os aumentos inexpressivos nos orçamentos de setores chave, ao mesmo tempo em que a LOA para 2025 prevê 15% mais recursos em relação ao orçamento deste ano.

A proposta passará ainda por duas reuniões ordinárias fora da pauta, em que pode receber emendas, e depois seguirá para análise da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, poderá chamar nova Audiência Pública caso ache necessário. Só então a LOA voltará para o Plenário para ser votada em análise final e, sendo aprovada, será mandada ao prefeito para sanção. A previsão é de que essa votação final ocorra em dezembro.

A vereadora Mariana Conti (PSOL) já adiantou que proporá emendas impositivas ao orçamento relacionadas às consequências da emergência climáticas para o ano de 2025 e está realizando uma consulta pública para recebimento de propostas da população. O prazo final para a inscrição das sugestões é até o dia 30 deste mês pelo site www.marianacontipsol.com.br/emendas-2025.

Carta Campinas

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

11 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

11 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

12 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

13 hours ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

13 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

13 hours ago