Categories: Geral

Sob críticas da oposição, vereadores aprovam orçamento de R$ 10,8 bi para Campinas em 2025

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Campinas para o próximo ano, no valor de R$ 10,8 bilhões, foi aprovado em primeira discussão na sessão desta quarta-feira (13) na Câmara, sob críticas dos vereadores da oposição. Foram 21 votos a favor e seis contrários.

Se posicionaram contra o projeto Gustavo Petta, do PCdoB; Paulo Bufalo e Mariana Conti, do PSOL, e Cecílio Santos, Guida Calixto e Paolla Miguel, do PT. Os parlamentares já haviam apresentado argumentos contra a proposta do Executivo em audiência pública realizada na última sexta-feira (8) no Legislativo que durou três horas.

“A bancada do PSOL votou contra, pois se trata de um Orçamento feito sem transparência e participação popular, apresenta mau uso das verbas para a educação, sinaliza para mais privatizações e precarização dos serviços públicos e não tem qualquer dotação para enfrentamento as emergências climáticas”, afirmou o vereador Paulo Bufalo (PSOL).

Entre os problemas apontados, estão também verbas destinadas para as áreas de saúde, habitação, transporte, esporte e lazer. A oposição criticou os aumentos inexpressivos nos orçamentos de setores chave, ao mesmo tempo em que a LOA para 2025 prevê 15% mais recursos em relação ao orçamento deste ano.

A proposta passará ainda por duas reuniões ordinárias fora da pauta, em que pode receber emendas, e depois seguirá para análise da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, poderá chamar nova Audiência Pública caso ache necessário. Só então a LOA voltará para o Plenário para ser votada em análise final e, sendo aprovada, será mandada ao prefeito para sanção. A previsão é de que essa votação final ocorra em dezembro.

A vereadora Mariana Conti (PSOL) já adiantou que proporá emendas impositivas ao orçamento relacionadas às consequências da emergência climáticas para o ano de 2025 e está realizando uma consulta pública para recebimento de propostas da população. O prazo final para a inscrição das sugestões é até o dia 30 deste mês pelo site www.marianacontipsol.com.br/emendas-2025.

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago