A 24ª Marcha Zumbi dos Palmares, evento que marca o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será realizada nesta quarta-feira (20) na região central de Campinas. A tradicional manifestação terá início às 9h na Estação Cultura e segue até o Largo do Rosário. Levando às ruas lutas e conquistas, a marcha tem sido ao longo desses anos uma marca da resistência contra o racismo.
“Ela é o legado do que nos trouxe até aqui, enquanto negros escravizados que lutaram e lutam até hoje por liberdade e direitos. É por isso que a marcha é um espaço de valorização da identidade negra. Lá tem batuque, beleza, tem lugar a religiosidade de matriz africana, é espaço de denúncia e também espaço de participação de todos que dizem não ao racismo”, afirmam os realizadores do evento.
A primeira marcha em Campinas foi realizada em 20 de novembro do ano 2000. Anos depois, foi instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no Brasil, pela Lei nº 12519 de 10 novembro de 2011.
A data celebra e mantém viva a memória de Zumbi, líder quilombola, morto em 20 de novembro de 1965 e é marcada por uma série de mobilizações em todo o país. O dia, que já era feriado municipal em Campinas, agora também é feriado nacional. A lei foi aprovada em novembro do ano passado pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mês seguinte.
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…
(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…
Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…