Ícone do site CartaCampinas

Inspiração caiçara: finalista do Jabuti Marília Passos lança o livro ‘Do mar, o sonho’ em Campinas

(foto: nando chagas/divulgação)

Finalista do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Romance de Entretenimento com “Selvagem”, a escritora campineira Marília Passos lança seu sexto livro, “Do mar, o sonho” (Labrador), com eventos em São Paulo, Campinas e no Rio de Janeiro nesta e na próxima semana. Em Campinas, o lançamento será na sexta-feira (8), às 19h, na livraria Candeeiro.

Desta vez, Marília mergulha no microcosmo das comunidades caiçaras na região litorânea do norte de São Paulo e sul fluminense para criar uma história de sonho, magia, amores e desilusões. Neste romance de formação com toques de realismo fantástico, o leitor acompanha a trajetória do jovem Deco e sua chegada nos anos 1940 à isolada vila de Picinguaba, em Ubatuba, após a trágica morte de seu pai.

A obra mescla a história real da vila com elementos ficcionais que recriam uma cultura repleta de causos e mitos que são transmitidos oralmente por gerações, preservando as tradições da floresta. Dividido em dois tempos, o livro destaca a formação de Picinguaba e os laços profundos que entrelaçam a cultura caiçara à história do Brasil.

A formação do vilarejo começa no final do século 19, quando famílias descendentes de escravizados libertos pela proprietária da Fazenda Picinguaba, Maria Alves de Paiva, passam a ocupar a região. Esse legado é central à narrativa do novo romance.

“Meu avô chegou em Picinguaba na década de 1970, antes das criação da Rio-Santos. Se apaixonou pela cultura caiçara e a exuberância da natureza. Desde então, minha história familiar está ligada ao povoado. As experiências mais marcantes de minha vida vivi ali. Por isso, tinha o desejo de fazer uma homenagem à vila”, conta Marília.

Para narrar a vida de Deco, a autora se inspirou em relatos reais que ouviu da população local, misturando-os a aspectos subjetivos. “Acho que essa é a magia da escrita: achar o ponto de interseção do que é do mundo e do que é nosso, e dar forma a isso através das palavras”, avalia.

Antes de apostar na escrita literária, Marília atuou como atriz em novelas, séries e filmes. Seu primeiro romance, “Azul e sombra”, foi lançado em 2014, e desde então, publicou mais quatro livros e uma peça teatral. “Selvagem”, finalista do Prêmio Jabuti, consolidou a escritora como uma voz original e promissora da literatura contemporânea. “Nos meus primeiros romances, trabalhei a dor como elemento de transformação. Neste, enalteço o afeto, a capacidade que temos de transformar o mundo e a nós mesmos através da ternura”, diz.

(com informações de divulgação)

Serviço

Em São Paulo
Data: 7/11 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: São Cristóvão Regatas
Endereço: Rua Wisard, 161, Vila Madalena. São Paulo-SP

Em Campinas
Data: 8/11 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Candeeiro
Endereço: Rua Dr. Vieira Bueno, 170, Cambuí, Campinas-SP

No Rio de Janeiro
Data: 12/11 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Venga
Endereço: Av. Atlântica, 3.880, Copacabana, Rio de Janeiro-RJ

Sair da versão mobile