Categories: CulturaMúsica

Gabriel Guedes faz show com músicas instrumentais, autorais e do Clube da Esquina

O cantor, compositor e multi-instrumentista Gabriel Guedes se apresenta em Campinas neste domingo (10), às 19h30, no espaço Rabeca Cultural, no distrito de Sousas. Neto de Godofredo Guedes e filho mais velho de Beto Guedes, o músico mistura no show a música instrumental, com bandolim, guitarra, piano e teclado, canções autorais, do repertório do avô e do Clube da Esquina, compostas por Toninho Horta, Wagner Tiso e pelo pai.

Mineiro de Belo Horizonte, Gabriel começou a carreira artística cedo. Aos 7 anos, ganhou um concurso de desenho promovido pela editora Lê, aos 10 começou a tocar guitarra e aos 14 formou sua primeira banda, a Ósmio, que fazia cover de bandas punk.

Participou do grupo Limbo como guitarrista em 1998 e dois anos depois começou um trabalho com o cantor e compositor Rodrigo Borges, filho de Marilton Borges e sobrinho de Lô Borges. Em 2004, gravou um CD com chorinhos do avô Godofredo Guedes, com participações de Wagner Tiso, Milton Nascimento, Beto Guedes, Tavinho Moura e Yamandu Costa.

O músico também organizou e produziu o evento “Lembranças de Godofredo Guedes” e, no DVD “100 anos de Elpídio dos Santos”, tocou ao lado de artistas como Fafá de Belém, Renato Teixeira, Zeca Baleiro e Zé Geraldo, entre outros.

Entre 2004 e 2009, estudou lutheria no Palácio das Artes com o luthier Carlos Jorge de Oliveira e depois com Vergílio Arthur de Lima, e ministrou o curso de construção de bandolim no Festival de Inverno de Ouro Preto. Em 2010, tocou em países como Holanda (Rotterdam) e Alemanha (Leipzig), e acompanhou o grupo Txai em turnê pela Venezuela, como pianista.

É o fundador do Bar Godofredo, em Santa Tereza, em Belo Horizonte. O bairro, reduto cultural da capital mineira, com diversos imóveis históricos e um roteiro gastronômico, é considerado o berço do movimento musical Clube da Esquina. Seguindo a tradição do local, o bar é frequentado por artistas nacionais e internacionais.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 10/11 (domingo)
Horário: 19h30
Local: Rabeca Cultural
Endereço: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP.
Ingressos R$ 40,00 (crianças até 12 anos pagam meia), vendidos antecipadamente até 17h de 10/11 pelo WhatsApp (19) 99720-6186 ou na portaria a partir das 19h

Cultura Carta

Recent Posts

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

45 minutes ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

2 hours ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

2 hours ago

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

20 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

21 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

24 hours ago