O cantor, compositor e multi-instrumentista Gabriel Guedes se apresenta em Campinas neste domingo (10), às 19h30, no espaço Rabeca Cultural, no distrito de Sousas. Neto de Godofredo Guedes e filho mais velho de Beto Guedes, o músico mistura no show a música instrumental, com bandolim, guitarra, piano e teclado, canções autorais, do repertório do avô e do Clube da Esquina, compostas por Toninho Horta, Wagner Tiso e pelo pai.
Mineiro de Belo Horizonte, Gabriel começou a carreira artística cedo. Aos 7 anos, ganhou um concurso de desenho promovido pela editora Lê, aos 10 começou a tocar guitarra e aos 14 formou sua primeira banda, a Ósmio, que fazia cover de bandas punk.
Participou do grupo Limbo como guitarrista em 1998 e dois anos depois começou um trabalho com o cantor e compositor Rodrigo Borges, filho de Marilton Borges e sobrinho de Lô Borges. Em 2004, gravou um CD com chorinhos do avô Godofredo Guedes, com participações de Wagner Tiso, Milton Nascimento, Beto Guedes, Tavinho Moura e Yamandu Costa.
O músico também organizou e produziu o evento “Lembranças de Godofredo Guedes” e, no DVD “100 anos de Elpídio dos Santos”, tocou ao lado de artistas como Fafá de Belém, Renato Teixeira, Zeca Baleiro e Zé Geraldo, entre outros.
Entre 2004 e 2009, estudou lutheria no Palácio das Artes com o luthier Carlos Jorge de Oliveira e depois com Vergílio Arthur de Lima, e ministrou o curso de construção de bandolim no Festival de Inverno de Ouro Preto. Em 2010, tocou em países como Holanda (Rotterdam) e Alemanha (Leipzig), e acompanhou o grupo Txai em turnê pela Venezuela, como pianista.
É o fundador do Bar Godofredo, em Santa Tereza, em Belo Horizonte. O bairro, reduto cultural da capital mineira, com diversos imóveis históricos e um roteiro gastronômico, é considerado o berço do movimento musical Clube da Esquina. Seguindo a tradição do local, o bar é frequentado por artistas nacionais e internacionais.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: 10/11 (domingo)
Horário: 19h30
Local: Rabeca Cultural
Endereço: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP.
Ingressos R$ 40,00 (crianças até 12 anos pagam meia), vendidos antecipadamente até 17h de 10/11 pelo WhatsApp (19) 99720-6186 ou na portaria a partir das 19h
(imagem reprodução) Uma nova plataforma digital interativa – denominada Crimeta Russa – reúne e detalha…
(foto rosinei coutinho e nelson jr. stf) Uma minuta de resolução do Tribunal Superior Eleitoral…
(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…
(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…
(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…
(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…