Documentário ‘Paredes’ mostra força dos lambe-lambes nas ruas e na arte-educação

(foto: divulgação)

O documentário “Paredes”, média-metragem sobre o primeiro festival de arte de rua da cultura do lambe-lambe da cidade de Americana, será exibido nesta quinta-feira (5), às 19h, no Radisson Red Campinas. A sessão faz parte da programação paralela da edição deste ano da Feira [SUB] de Artes Impressas e Publicações Independentes.

O Paredes – Festival Nacional de Lambe-Lambe nasceu com a proposta de reunir artistas e coletivos que usam a colagem de cartazes como linguagem da arte de rua. O filme, produzido e dirigido pelo artista visual Matheus Hofstatter, mostra os bastidores, as intervenções artísticas e oficinas realizadas dentro de salas de aula durante o festival, e reúne entrevistas com artistas e participantes. Também mostra os materiais usados e o processo de criação dos lambe-lambes.

Hofstatter conta que o lambe-lambe surgiu no século 19, na França, usado como propaganda para espetáculos circenses. Por ser barato, se disseminou e, de um meio para publicidade, acabou sendo incorporado por artistas dentro do conceito do artivismo – o ativismo por meio da arte – como um veículo de aproximação entre as pessoas e a cidade.

No documentário, Ricardo Lilika, Danilo Cunha, Lea Moraes, Edu Revolblack, Erckman, Queel Costa, Janis, o coletivo SHN, artistas envolvidos no festival, e Hofstatter mostram a força e os efeitos dos lambes sobre a cidade e como essa expressão artística pode ser transformadora como ferramenta de arte-educação.

(com informações de divulgação)

Serviço

Exibição do documentário “Paredes”

Data: 5/9
Horário: 19h
Local: Radisson RED Campinas
Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 705, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: evento gratuito, limitado à capacidade do local

Feira [SUB] 2024

Data da feira: 14/9
Horário: 11h às 21h
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink
Endereço: Avenida Benjamim Constant, 1.633, Centro, Campinas-SP
Ingresso: entrada gratuita

Carta Campinas

Recent Posts

Polícia Federal investiga Dark Horse como lavanderia milionária da família Bolsonaro

(imagem reprodução) Imagina usar a produção de um filme para disfarçar uma grande lavagem de…

5 hours ago

Slacker Tour: banda carioca de indie rock Oruã traz show de seu último álbum a Campinas

(foto alessia pelistri - divulgação) A banda carioca Oruã se apresenta no Lola Bar, em…

7 hours ago

Bateria Campineira faz ensaio aberto com mais de 200 ritmistas no Taquaral

(foto gustavo tafuri - divulgação) O som dos surdos, tamborins, caixas e repiques vai tomar…

7 hours ago

Mãe e filha dividem a cena e quebram estereótipos sobre o envelhecimento no espetáculo ‘Até Quando?’

(foto ana laura cintra - divulgação) O espetáculo de dança "Até Quando?" coloca em cena…

8 hours ago

‘Persépolis’ leva ao MIS Campinas a resistência de uma jovem em meio às transformações do Irã

(foto reprodução) Entre revoluções, guerras, descobertas e questionamentos, uma menina tenta encontrar seu lugar no…

8 hours ago

Com shows gratuitos de Luciana Mello e Nega Duda, Festival Tereza de Benguela celebra as mulheres negras

(foto divulgação) A cantora Luciana Mello é uma das atrações da terceira edição do Festival…

1 day ago