(foto: reprodução)
Em uma época em que as mulheres eram muitas vezes silenciadas e ignoradas, diversas escritoras romperam os limites do preconceito e ousaram publicar sua produção literária. Com encontros mensais, o clube de leitura “Escritoras latino-americanas do século XIX”, de Campinas, surgiu com a proposta de ampliar o conhecimento sobre o legado intelectual dessas autoras, além de incentivar momentos de cultura e lazer a partir dos livros.
Gratuito e aberto a todos que se interessam por literatura, o clube é um projeto que parte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mediado pela professora doutora Laísa Marra, Alba Beatriz e Maria Eduarda Sabino, e realizado na Biblioteca Municipal Professor Ernesto Zink. “Trata-se de uma proposta de lazer, em que discutimos descontraidamente nossas impressões de leitura”, diz Laísa.
O livro escolhido para o próximo encontro do clube, marcado para o dia 6 de outubro, é “Memórias de Martha”, de Júlia Lopes de Almeida, publicado em 1888 em folhetim da “Tribuna Liberal”, do Rio de Janeiro. A obra é uma autobiografia ficcional da jovem Martha, que busca sair do degradante cortiço onde mora com sua mãe. Nessa busca, a personagem vislumbra a salvação ora na educação, ora no amor. O final do livro traz uma solução inesperada para esse conflito, demonstrando a força inventiva da escritora em seu romance de estreia.
Essa será a quinta reunião do grupo, em atividade desde maio deste ano. A primeira obra foi o conto “As Rosas”, também de Júlia Lopes de Almeida, publicado em 1903 no livro “Ânsia Eterna”. As outras foram os contos “O Emparedado” e “Uma Visita ao Hospício”, da escritora argentina Juana Manuela Gorriti, e o livro “A Rainha do Ignoto”, publicado em 1899 pela escritora cearense Emília Freitas, discutido em duas sessões.
Todos os livros escolhidos ficam disponíveis gratuitamente para leitura em PDF e podem ser acessados por um link no perfil do clube de leitura no Instagram.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: 6/10 (domingo)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Municipal Professor Ernesto Zink, Centro, Campinas.
Ingresso: atividade gratuita
Acesso ao livro: o PDF pode ser baixado gratuitamente no Instagram