Categories: Geral

Pesquisa revela que evangélicos são progressistas em temas sociais, mas são usados pela extrema direita

(foto rovena rosa – agência brasil)

Uma pesquisa surpreendente feita com evangélicos frequentadores da Marcha para Jesus e católicos mostrou que a maioria tem um perfil progressista e que eles discordam da posição de políticos de extrema direita e de pastores milionários que atuam promovendo o discurso em favor de grupos radicais de direita. O interessante é que esses políticos e pastores de extrema direita se referem ao Brasil como um país ‘conservador’, o que a pesquisa desmente mesmo dentro dos fiéis. A pesquisa confirma pesquisa anterior da USP e Unifesp com relação à mulher e aos homossexuais.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser). O estudo foi feito a partir de metodologias quantitativas e qualitativas nos ambientes digitais e nas ruas, em entrevistas realizadas nas Marchas para Jesus em São Paulo, no Rio de Janeiro e Recife, entre junho e dezembro de 2023. Em cada uma das marchas, foram entrevistadas cerca de 200 pessoas, com um total de 673 entrevistas, 53% delas com participantes com idade entre 16 e 39 anos. Na segunda fase da pesquisa, o Iser também analisou o uso de mídias digitais por grupos católicos e evangélicos, bem como as narrativas que têm sido veiculadas sobre a questão ambiental e climática.

Sobre as questões climáticas, a maioria dos evangélicos discordam totalmente dos políticos de extrema direita que negam os efeitos das mudanças climáticas, ainda que esses políticos usem essa população para angariar votos e reforçar o negacionismo. De acordo com o levantamento, 70% dos entrevistados discordam totalmente da afirmação de que o aquecimento global é uma mentira, ou seja, uma parcela considerável dos evangélicos praticantes reconhece os impactos do aquecimento global e da mudança climática em seu cotidiano.

A pesquisa também mostra que os evangélicos e católicos desqualificam algumas fake news, como não acreditar que a terra é plana e acreditar que existe aquecimento global. Ou seja, os políticos de extrema direita usam o pensamento minoritário dos evangélicos para se promoverem radicalmente transformando esse pensamento em totalitário. A grande maioria dos entrevistados (69%) entende que a responsabilidade pelas mudanças climáticas é a ação humana.

Evangélicos também demonstraram se posicionar em defesa de territórios indígenas em relação ao agronegócio. Em relação à frase “nenhum fazendeiro tem o direito de invadir terra indígena”, 70% concordam totalmente. Ou seja, se posicionam de forma progressista em oposição a bancada de políticos de direita e extrema direita, apoiados por pastores milionários, e que atacam constantemente os indígenas e aprovaram a violência do chamado Marco Temporal, que praticamente acaba com a possiblidade de demarcação de terras indígenas.

Políticos e pastores de extrema direita usam uma minoria de evangélicos para se legitimar em discursos de intolerância e ganância.

Outras perguntas também opõem totalmente os evangélicos de seus pastores milionários que atuam politicamente com discursos radicais e políticos de extrema direita como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma das frases apresentadas aos evangélicos consiste numa variação de uma declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro. Trata-se da afirmação de que “a Amazônia não pega fogo por ser úmida”. A maioria (63% ) dos entrevistados afirmaram discordar totalmente, seguido de “discordo em parte” (16%). No total, 89% discordam dessa mentira divulgada pelo ex-presidente. (Com informações a Agência Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

18 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago