Categories: Geral

Histórico: com voto de Toffoli, STF forma maioria e proíbe a criminalização de usuário de maconha

(foto yash lucid – pxl)

O ministro do Supremo Tribunal Fedral, Dias Tofolli, acaba de dizer que seu voto é pela descriminalização do usuário. Com isso, o placar passa a ser 6×3 e o STF forma maioria para descriminalizar o usuário de maconha. O tráfico continua criminalizado.

O Supremo Tribunal Federal (STF) havia retomado hoje, 25 de junho de 2024, o julgamento que pode descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. O placar estava 5 votos a 3 a favor da descriminalização. Com o voto do ministro Dias Toffoli, passou a ter maioria absoluta de 6×3. Os dois últimos votos serão proferidos pelos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.

A Corte também vai definir na sessão de hoje a quantidade de maconha que deve caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas. A medida deve ficar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis.

O Supremo julga a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo. (Com informações da agência Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

24 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

1 day ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

2 days ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

3 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

3 days ago