Violonista Daniel Murray explora o universo e as influências musicais de Egberto Gismonti

(foto: samuel santana/divulgação)

O concerto Universo Musical de Egberto Gismonti, neste sábado (25), às 20h, reúne composições emblemáticas do músico, apresentadas e arranjadas pelo violonista e compositor Daniel Murray. O concerto será na Rabeca Cultura, no distrito de Sousas, em Campinas. Usando o violão tradicional de seis cordas, em diferentes afinações, e o violão de 11 cordas, Murray mergulhou nas complexas melodias, harmonias e polirritmias propostas por Gismonti, traduzindo e recriando suas composições numa visão pessoal. Indo além da transcrição fiel ou “arranjo”, o violinista imprime em suas versões as principais referências do trabalho de Gismonti, como Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim, Baden Powell, ao lado de Leo Brouwer, Igor Stravinsky, Carlo Gesualdo e Claude Debussy.

O repertório é composto das músicas “Carmen”, “Frevo”, “Água e Vinho”, “Memória e Fado”, “Forrobodó”, “A fala da Paixão”, “7 anéis”, “Dom Quixote”, “Baião Malandro”, “Palhaço” e “Saudações”. Todas foram transpostas para violão solo por Murray, exceto “Choro” e “Memória e Fado”, originais neste formato.

Intérprete e compositor, Murray apresenta-se no Brasil, América Latina e Europa desde 1998. A conquista de seu primeiro prêmio, no “Concours International de Guitarre de Trédez-Locquémeau”, na França, aos 14 anos de idade, marcou o início de sua carreira. Sua discografia é composta por 11 álbuns, cinco dos quais dedicados ao violão solo. Seu primeiro trabalho, gravado em 2008 – “Universos Sonoros para Violão e Tape” –, foi realizado através do prêmio Petrobrás Cultural. Em 2019, o álbum “Daniel Murray – Universo Musical de Egberto Gismonti” foi lançado pelo selo Carmo em parceria com a ECM. A produção foi assinada pelo próprio Gismonti.

(com informações de divulgação)

Serviço

Universo Musical de Egberto Gismonti – Daniel Murray

Data: 25/5 (sábado)
Horário: 20h
Local: Rabeca Cultural
Endereço: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP
Ingressos: R$ 40,00 (crianças de até 12 anos pagam meia entrada), com venda antecipada até 17h de 25/5 apenas pelo WhatsApp 19 997206186

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

4 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

4 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

5 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

5 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago