Ícone do site CartaCampinas

Festival [SUB]versa abre espaço para as artes gráficas e publicações independentes

(foto: ricardo lima/divulgação)

Um bate-papo em torno da importância de investir na produção e divulgação de edições independentes dá a largada para o festival de artes gráficas [SUB]versa, nesta sexta-feira (24) à noite, no Sesc Campinas. O [SUB]versa faz parte da programação paralela deste ano da Feira [SUB] – evento já tradicional na cidade que abre espaço para a arte e publicações independentes – e vai contar com dezenas de expositores, além de oficinas de experimentações gráficas e lambe-lambes.

A abertura será às 19h, no Jardim do Galpão. Marcela Pacola e Fabiana Pacola, idealizadoras e organizadoras da Feira [SUB]; Cecilia Arbolave, da editora Lote 42 e Banca Tatuí, e Pedro Meira Monteiro, professor de literatura na Universidade de Princeton (EUA) e curador da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2022, se reúnem para falar sobre o tema “O papel das feiras de publicações independentes como espaço para circulação, formação de público e acesso, e por que publicar?”.

A programação do festival continua no sábado (25), das 11h às 17h. Os visitantes poderão conferir os trabalhos de 15 expositores, com foco na produção artística e autoral de obras relacionadas às artes gráficas e suas vertentes. São eles: 2 no Telhado (SP), Borogodó Editora (SP), Cecerelê (Campinas), Costuradus – Experimentos Gráficos (Campinas), Devora Editorial (SP), Edições Barbatana (SP), Gráfica Ordinária Maringelli (SP), gráficafábrica (SP), Itinero Grapho (SP), Laura Trchmnn (Campinas), Lote 42 (SP), ÔZé Editora (SP), Priscila Bellotti (SP), Vienno (Campinas) e Zarabatana Books (Campinas).

Na estação de experimentações gráficas, será possível se aventurar nas técnicas de serigrafia, xilogravura e carimbo, com a orientação das artistas gráficas e visuais Lina Ibañez e Florencia Lastreto, da La Bici Press. Para o público infantil, haverá a oficina de Criação de Lambe-lambe para Crianças, com o artista visual Eduardo Saretta. Os lambe-lambes são uma forma de expressão artística, pôsteres artísticos feitos em papel com escritos, desenhos e imagens para serem colados.

Das 15h às 16h30, haverá mais um bate-papo, desta vez voltado às pessoas que querem se lançar nessa área ou divulgar seus trabalhos. O tema será “Como se preparar para participar das feiras de publicações independentes e quais alternativas para publicar um livro”. Participam do encontro Fabiana Pacola e Marcela Pacola, da Feira [SUB] e do Festival [SUB] versa; Paulo Verano, da Edições Barbatana, e Tarcila Lucena, da Devora Editorial.

Todas as atividades são abertas e gratuitas, e não é preciso retirar ingresso para participar.

Serviço

Festival [SUB]versa

Data: 24/5 e 25/5
Local: Sesc Campinas
Endereço: Dom José I, 270 – 333, Campinas-SP
Ingressos: evento gratuito

Programação

24/5 (sexta-feira)
19h – Abertura e bate-papo “O papel das feiras de publicações independentes como espaço para circulação, formação de público e acesso, e por que publicar?”

25/5 (sábado)
11h às 17h – Exposição [SUB]versa
11h às 17h – Estação de experimentações gráficas com serigrafia, xilogravura e carimbo
11h às 17h – Oficina Criação de Lambe-lambe para Crianças
15h às 16h30 – Bate-papo “Como se preparar para participar das feiras de publicações independentes e quais alternativas para publicar um livro”

Sair da versão mobile