Ícone do site Wordpress Site

Exposição de HQ inspirada em músicas caipiras terá roda de viola e bate-papo com ilustrador

Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo (foto: divulgação)

O Centro Cultural Casarão, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, recebe a partir de sexta-feira (31), às 20h, a exposição “Nos Braços do Violeiro”, do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de João Carlos Villela. A entrada é gratuita. O evento terá bate-papo com o ilustrador e artista plástico Zé Otávio e roda de viola com os músicos Lula Fidalgo, João Arruda e Tião Mineiro.

“Nos Braços do Violeiro” mostra ao público as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais de Yuri Garfunkel.

O visitante poderá conferir também o instrumento inspirado na viola vermelha de Tião Carreiro – encomendada a Luiz Armando, da luthieria Trevo, exclusivamente para esse projeto – e montar sua própria história em um quadro interativo.

Com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela, a HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos” foi indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.

Festival Viola da Terra

A exposição “Nos Braços do Violeiro”, premiada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) 2019, também integrará a programação da 3ª edição do Festival Viola da Terra, nos dias 15 e 16 de junho, no Centro Cultural Casarão. A programação inclui visitas guiadas pela mostra nos dois dias – das 14h às 18h no sábado e das 11h à 18h no domingo. Também no domingo, às 12h30, será realizada a Prosa de Viola em Quadrinhos, com Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo. A programação pode ser conferia no site do festival.

Serviço

Exposição “Nos Braços do Violeiro”
Data: 31/5 (sexta-feira)
Horário: a partir das 20h
Visitação: até 20/6, com agendamento pelo telefone (11) 95123-3930 ou pelo e-mail garfunkelyuri@gmail.com
Local: Centro Cultural Casarão
Endereço: Rua Aracy de Almeida Câmara, 291, no Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Sair da versão mobile