Categories: CulturaMúsica

Centro Cultural Sesi promove Mostra de Música Erudita neste fim de semana

Duo Ricardo Herz e Vanille Goovaerts (foto: divulgação)

O Sesi promove neste fim de semana em Campinas a Mostra de Música Erudita, com apresentações gratuitas até domingo (2/6) em seu Centro Cultural. O evento celebra a diversidade da música clássica, com o objetivo de valorizar e disseminar esse gênero musical.

O evento começa nesta sexta-feira (31/5) com uma aula show com o Duo Ricardo Herz e Vanille Goovaerts, abordando os limites entre a música erudita e popular, buscando introduzir ou aprofundar os alunos de violino, viola, violoncelo erudito e de rabeca no mundo da música brasileira. O brasileiro Ricardo e a francesa Vanille têm seu trabalho pautado pelo desenvolvimento de novas sonoridades por meio de pesquisas, unindo a exigência técnica da música erudita com os ritmos brasileiros, africanos e a improvisação do jazz. À noite, às 20h, os músicos voltam a se apresentar, com um repertório que vai de composições próprias a clássicos do choro, valsa francesa, forrós e xote, alternando entre violinos, rabecas e canto.

No sábado (1º/6), também às 20h, o Gruppemm, formado pelos músicos Pedro Augusto Diniz (cravo), Tomas Callas Mistrorigo (canto lírico), Marco Antônio (canto lírico) e Lian Augusto (canto), apresentam “O Apogeu Medieval”, concerto em que polifonias sacras, hinos, motetos e cantigas expõem o panorama sociocultural da Idade Média na Europa Ocidental. O moteto, gênero com influências dos trovadores e da poesia francesa, é o fio condutor do programa, desde quando era entoado na Catedral de Notre-Dame na Paris do século XII à Ars Nova do século XIV, com sua emancipação da raiz católica.

Encerrando a programação, o Quinteto Aquarela apresenta “Cores do Brasil”. Inspirado pelo paralelo entre a paleta de sons e cores decorrentes das características construtivas de cada um dos instrumentos de sopro que compõem o grupo, o quinteto é formado por Guimel Alves (oboé), Brenda Carvalho (flauta), Natalia Kaiti (fagote), Rafael Esparrel (clarinete) e Winicius Wagner (trompa).

(com informações de divulgação)

Serviço

Mostra de Música Erudita

Data: 31/5 a 2/6
Local: Centro Cultural Sesi
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com reserva antecipada pelo site

Programação

31/5 (sexta-feira)
15h – Bate-papo e concerto didático com o Duo Ricardo Herz e Vanille Goovaerts
20h – Concerto do Duo Ricardo Herz e Vanille Goovaerts

1º/6 (sábado)
20h – Concerto “O Apogeu Medieval”, com o Gruppemm

2/6 (domingo)
16h – Concerto “Cores do Brasil”, com o Quinteto Aquarela

Cultura Carta

Recent Posts

Não é só o Master, reportagem revela conexão direta entre Flávio Bolsonaro e o Careca do INSS

(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…

2 hours ago

16ª Mostra Curta espalha cinema por Campinas e aposta no que fica depois da tela

"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…

5 hours ago

Grupo Amado estreia o musical ‘Tropicália – A gente não esquece’ no Teatro Castro Mendes

(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…

6 hours ago

Flávio Bolsonaro é o único investigado do Brasil que não recebe diligências de investigação

(imagem reprodução) Apesar de todas as revelações da relação do senador e candidato à Presidência…

7 hours ago

Muito além do Ipiranga: ‘A Independência abriu uma caixa de Pandora difícil de imaginar’

(foto rodrigo argenton - wikimedia commons - ciência ufpr) Com 4,15 metros de altura por…

8 hours ago

Se o filme de Bolsonaro foi feito com dinheiro público, a relação de Flávio e Vorcaro era só corrupção?

(imagem reprodução) A última operação da Polícia Federal, Make Up, que atingiu a produtora do…

8 hours ago