Categories: CulturaVisuais

Exposição fotográfica de Nicolas Henry reflete sonhos e uma metáfora de harmonia com a natureza

(imagem divulgação)

A exposição “Badjines, Os Espíritos da Natureza”, do fotógrafo e diretor artístico francês Nicolas Henry, estará aberta ao público de 23 de março até 30 de abril, no Museu da Cidade/Casa de Vidro de Campinas. Os horários de visitação são de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por 15 fotos que oferecem ao espectador a poética do trabalho de Nicolas Henry, que durante uma residência em Casamance, uma região do Senegal localizada ao sul da Gâmbia e a norte da Guiné-Bissau, criou representações com uma equipe local feitas da coleta de sementes, conchas, troncos, como também de crenças e rezas. Ao questionar a sua equipe como qualificar as imagens feitas em conjunto, falaram-lhe sobre espírito, o espírito do céu, da terra ou do mar. O que para Nicolas Henry reflete os sonhos e a metáfora de uma harmonia com a natureza é para eles a materialização de espíritos vivos a serem honrados, cultivados e invocados em diferentes momentos da vida.

Nicolas Henry encontrou refúgio nos vales selvagens de Bretagne, atravessando menires, dólmens e lagos de fadas para dar vida às crenças perenes e telúricas das florestas de Huelgoat e dos vales perdidos de Borderhouat. Um estábulo com centenas de cavalos o recebe na floresta de Moulières, e o seu caminho se estende pelos quatro cantos dos nossos territórios. Uma nova jornada o convida ao Sri Lanka, terra das árvores sagradas.

O projeto foi realizado pela Aliança Francesa de Campinas e pelo Museu da Cidade/Casa de Vidro, com o apoio da Aliança Francesa Brasil, do Institut Français, da Embaixada da França no Brasil, da Air France e da Prefeitura de Campinas. (com informações de divulgação)

Serviço:

Exposição “Badjines, Os Espíritos da Natureza”

Período da mostra: de 23 de março a 30 de abril

Horário de visitação: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, aos sábados, das 10h às 14h

Local: Museu da Cidade/Casa de Vidro

Endereço: avenida Heitor Penteado, 2.145, bairro Taquaral, Campinas

Entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

7 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

8 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

8 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

9 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

12 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

13 hours ago