Categories: CulturaMúsica

André Marques Trio apresenta músicas com linguagem universal nos Concertos ADunicamp

(imagem reprodução)

No dia 21 d março de 2024 (quinta-feira) a ADunicamp retomará suas apresentações musicais. A série “CONCERTOS ADunicamp” receberá o pianista Andre Marques, que, ao lado de Fi Maróstica e Rodrigo Digão Braz, traz um novo trabalho na formação de trio, que busca apresentar suas músicas em uma linguagem universal. O evento será gratuito e aberto à comunidade.

A “Música Universal”, termo criado por Hermeto Pascoal, busca misturar vários elementos em um só gênero musical, sem rótulos, sem preconceitos, obtida pelo conhecimento de vários ritmos e linguagens. A partir dessa ideia, o trio gravou, em 2017, o “Choro Universal” e, em 2023, gravou um novo trabalho chamado “Tempo de criança” (saiba mais abaixo), o qual será apresentado no Auditório da ADunicamp.

ANDRE E OS TRIOS
Andre tem uma longa história com a formação de trio. Em 1996, criou o Trio Curupira, com quem já viajou por toda América do Sul e Europa, além de ter sido indicado para o Grammy. Em 2014, gravou o disco “Viva Hermeto”, ao lado de John Patitucci e Brian Blade, tocando um repertório todo de músicas de Hermeto Pascoal. Andre faz parte do grupo de Hermeto desde 1994. Com ele, excursionou por todo o mundo, participou dos mais importantes Festivais de Jazz e teve sua atuação comentada em jornais como “The New York Times”(EUA) e “The Guardian”(Inglaterra), entre outros.

TEMPO DE CRIANÇA
Com 30 anos de carreira, 2 indicações ao Grammy e apresentações por todo o mundo, o pianista, compositor e arranjador Andre Marques lançou seu 20º álbum, que foi gravado em Lyon, França, durante uma turnê europeia com seu trio. “Tempo de Criança” traz composições ainda inéditas, compostas durante todos esses anos dedicados à música. O álbum é inspirado em sua infância e também pela do seu filho, Tito. “Tempo de criança” traz toda a experiência de Andre na mistura de ritmos brasileiros (Coco, Ijexá, Cateretê, Samba, Frevo) com o Jazz, o Erudito e outros elementos musicais.

Tudo isso aliado a releituras de músicas de Gilberto Gil (Toda menina baiana), Carlos Lyra (Primavera), entre outras. O show conta com Andre Marques ao piano, Fi Maróstica no contrabaixo e Rodrigo Digão Braz na bateria. (Da ADunicamp)

Abaixo, link de uma música que faz parte do show:

André Marques Trio

SERVIÇO
ADunicamp CONCERTOS
Andre Marques Trio
21 de março de 2024 (quinta)
20 horas
Auditório da ADunicamp
(Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária – Campinas/SP)
Entrada gratuita

Carta Campinas

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

13 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

23 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago