FOTO
Em comemoração à Semana da Criança, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta neste sábado, 7 de outubro, e domingo, 8 de outubro, o Kids Concerto. As apresentações serão no Teatro Municipal Castro Mendes, às 20h e às 11h, respectivamente. Os ingressos já estão à venda no site do teatro. (https://teatrocastromendes.com.br/)
O regente será o maestro convidado Eduardo Pereira e a narração cênica de Enrico Verta. O programa traz a obra “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Paul Dukas; Blim, Blem, Blom” de Tim Rescala, que terá a sua “debut” na cidade e o “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, 40 anos após a sua primeira apresentação em Campinas, no mesmo teatro.
Magia em forma de música
O Aprendiz de Feiticeiro, de 1897, de Paul Dukas expressa a magia em forma de música instrumental. A peça trata de um aprendiz de magia que decide fazer encantamentos para se ver livre do trabalho. Ele então faz com que uma vassoura o obedeça e carregue baldes de água por ele, só que perde o controle sobre a vassoura.
Escrito para uma grande orquestra, este poema sinfônico tem um programa, isto é, um enredo bem definido, que o seu subtítulo “Scherzo Sobre uma Balada de Goethe” nos indica. É a peça mais conhecida e tocada de Dukas e foi incluída no filme Fantasia, de Disney, em 1940. No filme, foi tocada pela Orquestra de Filadélfia, regida por Leopold Stokowski.
Apresentar a música clássica
A outra peça é Blim-Blem-Blom, programa criado e produzido por Tim Rescala, com a intenção de apresentar a música clássica, seus compositores e elementos ao público infantil. O nome vem de uma suíte homônima composta por Tim. A proposta da suíte, de tratar a linguagem musical como uma brincadeira, se manteve na concepção da série radiofônica. A série já passou por algumas temporadas, com diferentes formatos, mas sempre com a participação de crianças na equipe.
Celebração da amizade
Com texto e música assinados por Sergei Prokofiev, a composição Pedro e o Lobo de Prokofiev narra a história de um menino que vive com seu avô próximo a uma floresta. Em um dia ensolarado em que tudo parecia correr bem, o jovenzinho e seus amigos animais se veem em perigo, diante de um lobo ameaçador. O enredo é uma celebração da amizade, da coragem e do trabalho em grupo e ganha ainda mais cor e vitalidade com a música que o acompanha. O enlace entre os sons dos instrumentos da orquestra, os personagens e a ação narrativa unificam música e texto. Cada um dos personagens da obra é associado a um instrumento ou grupo de instrumentos: Pedro é associado às cordas; o pássaro, à flauta; o gato, ao clarinete; o pato, ao oboé; o avô, ao fagote; o lobo, às trompas; os caçadores, à percussão. (Com informações de divulgação)
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…