A exposição “Marinhas e Jardins” do artista Edgar Rodrigues será aberta no dia 30 de setembro, sábado, às 19h, na Rabeca Cultural, em Sousas.
A exposição traz motivos díspares que nas pinturas remetem ao tema e significado da luz. Luz, do sagrado ao viver corpóreo, cotidiano; luz que agradecemos a cada dia, quando o sol surge de manhã. Assim, são as marinhas, de céu azul e luz acachapante; e os jardins de luz crepuscular, de sombras por entre as aléias, plantas e flores, o sol baixando.
O barco diante do mar. Barquinho às vezes. Os barcos e o barco desgarrado, semelhante ao ser individual que não segue, não seguiu a escrita. Barcos abandonados, símbolos remotos da coragem humana diante do mar ignoto, incomensurável, poderosamente ameaçador. O barco ao relento, aos caprichos de vento, abandonado, a esfarelar, encalhado na areia, sem homens em volta, mulher, criança, mas que permanece símbolo até em seu último resquício.
Além de “Marinhas e Jardins”, Edgar Rodrigues também traz seu trabalho baseado no mito grego de Orfeu e Eurídice. São 15 quadros que nos conta o mito em imagens.
Desde muito tempo me debrucei sobre o mito grego de Orfeu e Eurídice; já o reescrevi, e para o qual fiz esses desenhos dessa mostra. Mito, história do poeta, músico e cantor, que desce ao reino da morte para buscar sua jovem esposa, morta prematuramente. Lá, ele tenta comover os deuses, pedindo que lhe devolvam Eurídice; pede através de seu canto, elevado a mais pura, mais intensa emoção que se possa imaginar, em sua mais comovida interpretação. (Com informações de divulgação)
Serviço:
Coquetel de abertura da exposição “Marinhas e Jardins”
Edgar Rodrigues
30 de setembro de 2023
Sábado
19h
Palestra 19h30
A exposição ficará até 31 de outubro de 2023
Visitação de segundas às sextas-feiras das 9h30 às 12h e das 14h às 17h. Sábados das 9h às 12h. Ou por agendamento pelo whatsapp 19 997206186.