O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe a partir de 16 a 31 de agosto a exposição “(Re) Conhecer o patrimônio da cidade”. A mostra marca o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto.
A exposição traz ao centro do debate a memória coletiva das manifestações e seus detentores que as mantêm vivas, assim como a importância das pessoas que salvaguardam a memória e a identidade.
A entrada é gratuita e aberta a todos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h , aos sábados e domingos no horário de espetáculos, das 19h às 22h.
A exposição é composta por fotografias documentais que transitam por manifestações culturais como jongo, folia de reis, samba de bumbo e lavagem das escadarias da catedral, todas reconhecidas pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas).
O Condepacc reconheceu, desde a sua instituição em 1987, sete expressões registradas no Livro das Formas de Expressão:Jongo, Capoeira, Companhias de Folias de Reis, Prática de Brincadeiras Tradicionais de Rua, Samba de Bumbo Campineiro, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas.
Em 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data instituída para reflexão sobre a importância do Patrimônio Histórico do país e a conscientização sobre a preservação dos patrimônios nacionais, bem como o fortalecimento da identidade nacional, a garantia do direito à memória e a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país. (com informações de divulgação)
Serviço
Exposição (Re) Conhecer o patrimônio da cidade
De 16 a 31 de agosto
Horário: De segunda a sexta-feira das 9h às 17h , aos sábados e domingos no horário de espetáculos das 19h às 22h.
Local; Centro Cultural Casarão,
R. Aracy de Almeida Câmara – Barão Geraldo
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…