Categories: CulturaVisuais

Em ‘Mais valor que valia’, Maré Matos cria obras que discutem a exploração humana e da natureza

(foto: divulgação/Maré Matos)

O Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campinas, recebe a exposição ‘Mais valor que valia’ da artista Maré Matos. A abertura será nesta terça-feira, 8 de agosto, às 18h e as visitações poderão ser feitas até o dia 31, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h. A entrada é gratuita.

Na mostra, a artista mineira transforma diferentes materiais em obras de arte que discutem a exploração dos recursos naturais e humanos. A exposição estimula, ainda, a reflexão sobre o alto custo ambiental do desenvolvimento.

Entre as 17 obras expostas, estão as discussões sobre a contaminação do Rio Doce por lama tóxica após rompimento das barragens em Mariana (MG) como ‘Mais nascimento que morte, Mais rio que resíduo, Mais montanha do que minério, Sertão Doce”. Já ‘Falar com estranhos’ são títulos de obras que exemplificam o jogo de palavras e conceitos abordados pela artista.

Maré de Matos é uma artista transdisciplinar, natural de Vale do Rio Doce (MG). Atualmente, mora e trabalha em São Paulo. Graduada em Artes Visuais (2009, UEMG), mestre em Teoria Literária (2020, UFPE) e doutoranda no Diversitas (USP), ela exercita o tensionamento entre subjetividade e objetividade; e defende o direito à emoção de populações retiradas do estatuto da humanidade. Também especula conceitos como fronteira, justiça, verdade e dignidade na encruzilhada entre pensamento, imagem e palavra. Fundou o selo Bendito Ofício (2010), por onde promove aproximações entre imagem-palavra-educação-vida.

A mostra ainda tem o texto crítico de Ricardo Aleixo, poeta, artista, pesquisador de literatura e doutor em Letras pela UFMG. ‘Mais valor que valia’ é um fomento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC). (Com informações de divulgação)

Serviço

Exposição ‘Mais valor que valia’

Entrada gratuita

Dia: lançamento 8/8, às 18h

Visitação: De 8 a 31 de agosto – terça a sexta-feira: das 9h às 17h; sábado: das 9h às 15h (fechado aos domingos e feriados)

Local: MIS Campinas Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas.

Cultura Carta

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

15 hours ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

20 hours ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

21 hours ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

1 day ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

1 day ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

1 day ago