Categories: Ideias e Prosas

Tem pouco voluntário bom ou tem pouca gestão de voluntários?

(foto rdne – pxl)

.Por Roberto Ravagnani.

As OSCs (Organizações da Sociedade Civil) são importantes na resposta às necessidades sociais em comunidades vulneráveis e a gestão de voluntários é um recurso importante para elas. No entanto, muitas OSCs não dão a devida atenção à capacitação e gerenciamento de voluntários. A falta de capacitação pode levar a uma má gestão dos voluntários e a problemas na execução das atividades. 

Além disso, o gerenciamento inadequado pode levar à desmotivação dos voluntários e à perda deles.

E este é um caminho muito percorrido pelos voluntários, desestímulo, falta de gestão e desistência.

Para a OSC, sobra muitas vezes dizer que o voluntário não se compromete com o trabalho.

Pronto está criado um círculo vicioso, o voluntario some por falta de gestão ou a falta de gestão faz o voluntário sair. Humm

Eu ouso dizer que os dois e ainda aliado há um terceiro elemento, a falta de cultura e de estímulo na sociedade para o voluntariado real e verdadeiro.

E existe um voluntariado irreal?

Sim, existem alguns, como por exemplo: quando a OSC finge que o voluntário está lá e ele finge que vai; quando são empresas que tiram proveito do trabalho voluntário; quando o trabalho se restringe a doação de dinheiro, só para citar alguns.

A falta de cultura é nacional e se fala do voluntariado em momentos pontuais como uma notícia, felizmente na maioria dos casos boas, mas ainda assim uma notícia pontual, precisamos de deixar de ser notícia e ser assunto, de escola, de trabalho, de jornal, de influenciador, que seriam tão importantes se utilizassem sua influência para coisas boas como o voluntariado e não somente em insistir em vender coisas normalmente inúteis.

Que sonho bom esse, mas com possibilidades de ser real, visto que só depende de nosso esforço para isso acontecer, não basta só a vontade, tem que ter suor acoplado, pois dá trabalho mudar uma cultura ou criar uma nova, mas toda cultura é criada pelas pessoas, assim precisamos fazer crescer esse número de pessoa falando do assunto, mostrando seus exemplos e fazendo ele repercutir.

O voluntariado, insisto, é um caminho sem volta para a melhoria de nossa sociedade, através da mudança de comportamento das pessoas e com isso essas pessoas mudam a sociedade e a sociedade mudando, mudamos o mundo.

Para saber mais sobre voluntariado e participar de forma antecipada do lançamento da maior plataforma de voluntariado da américa latina, se inscreva na www.vol.org.br/plataforma.

Parceiro Carta

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

12 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

14 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

14 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

15 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

17 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

19 hours ago