As previsões do chamado mercado financeiro (basicamente a opinião de alguns economistas que trabalha para bancos e corretoras) são sempre uma balela que nunca se concretizam e nem se aproximam da realidade. É mais um “chutômetro” do que previsão.
Mas agora o governo Lula (PT) deixou esse mercado financeiro em parafuso e o obrigou a alterar o crescimento da economia 8 vezes esse ano, passando de 0,79% para 2,19%. Vai chutar mal assim lá longe. O chutômetro inicial do mercado financeiro já está quase multiplicado por três em apenas 6 meses.
Segundo projeção do Boletim Focus, divulgada hoje (3) pelo Banco Central, o país crescerá 2,19% em 2023. Para a inflação, o boletim manteve a tendência de recuo pela sétima semana consecutiva. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar este ano em 4,98%. Há uma semana, a projeção do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 5,06%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,69%. Ou seja, o chutômetro da inflação também muda quase toda semana.
Divulgado semanalmente, o chutômetro do Boletim Focus reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. (Com informações da Agência Brasil)
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…