Economia cresce 4% no 1º trimestre do governo Lula em relação ao mesmo período do ano passado

Fernando Haddad (foto rovena rosa – ag brasil )

O Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os últimos três meses do ano passado.

O PIB, no período, somou R$ 2,6 trilhões. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 4%. O PIB acumula alta de 3,3% no período de 12 meses.

Com o resultado, a economia brasileira está no maior patamar da série histórica, iniciada em 1996, e 6,4% acima do patamar pré-pandemia (último trimestre de 2019).

Setores

O crescimento na comparação com o trimestre anterior foi puxado pela agropecuária, que teve alta de 21,6%. Segundo o IBGE, o resultado é explicado principalmente pelo aumento da produção da soja, principal lavoura de grãos do país, que concentra 70% da safra no primeiro trimestre e deve fechar este ano com recorde.

“A soja tem peso muito grande, especialmente no primeiro semestre do ano, quando a gente tem a colheita. E a soja tem expectativa de crescimento de quase 25% e com ganhos de produtividade”, explica a pesquisadora do IBGE Rebeca Palis. “A soja foi a grande responsável pelo crescimento da economia como um todo”.

Os serviços, principal setor da economia brasileira, também tiveram crescimento no período (0,6%), com destaque para o desempenho das atividades de transportes e de atividades financeiras (ambos com alta de 1,2%).

A indústria, por sua vez, teve variação negativa de 0,1% no período, o que, segundo o IBGE, representa estabilidade. Bens de capital (máquinas e equipamentos usados no setor produtivo) e bens intermediários (insumos industrializados usados no setor produtivo) apresentaram queda, enquanto as indústrias extrativas cresceram 2,3% e atividade de eletricidade e água, gás, esgoto, atividades de gestão de resíduos subiu 1,7%.

A construção e a indústria da transformação tiveram queda no período, de 0,8% e 0,6%, respectivamente. Segundo Rebeca Palis, esses setores foram impactados pela taxa básica de juros em um patamar mais alto do que no início do ano passado. 

“A construção e indústria da transformação dependem muito de crédito. São afetados pelo aumento de juros e pela política monetária restritiva, com o aumento do custo do crédito”, afirma a pesquisadora. 

Sob a ótica da demanda, o crescimento foi sustentado principalmente pelo setor externo. As exportações de bens e serviços caíram 0,4%, mas as importações recuaram ainda mais (-7,1%). 

Também tiveram alta o consumo das famílias (0,2%) e o consumo do governo (0,3%). A formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, caiu 3,4% no período, influenciada pela política monetária que encarece o crédito. 

O consumo das famílias foi beneficiado por fatores como a melhora do mercado de trabalho, aumento da massa salarial do trabalhador e redução da inflação nos últimos meses. Mas teve seu crescimento restringido pelo endividamento das famílias e também pelo encarecimento do crédito. 

Comparação anual

Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, a agropecuária também puxou o crescimento do PIB, com um aumento de 18,8%. Os outros setores também cresceram: serviços (2,9%) e indústria (1,9%). 

Sob a ótica da demanda, o setor externo também contribuiu bem, com um aumento de 7% das exportações. Nessa comparação, o consumo das famílias teve uma alta de 3,5%. Também apresentaram resultados positivos, o consumo do governo (1,2%) e os investimentos (0,8%). (Por Vitor Abdala – Ag Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

Autonomia ameaçada: reforma tributária reacende debate sobre o financiamento das universidades paulistas

(foto valdir r almeida - ccl) .Por Marco Pinotti. Com o fim gradual do ICMS,…

29 minutes ago

Mostra Entre Gavetas e Aparições evoca afeto e vida simples

(arquivos pessoais Montagem Marta Fontenele) Artistas visuais, Toten, João Bosco e Marta Fontenele reúnem arte…

1 hour ago

Show de Assucena e Catho abre programação do Mês do Orgulho LGBT+ em Campinas

(foto sillas h - divulgação) Arte, representatividade, diversidade e ocupação cultural celebram o Mês do…

5 hours ago

MIS exibe ‘Aranha’, retrato da atuação da extrema direita no Chile de Allende e seus ecos no presente

(foto divulgação) O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas exibe o filme…

5 hours ago

Feira [SUB] de arte impressa e independente está com inscrições abertas para sua 8ª edição

(foto ricardo lima - divulgação) Artistas, escritores, ilustradores, gravuristas, editoras e coletivos com trabalhos relacionados…

6 hours ago

Alcolumbre recebeu R$ 155 milhões de Vorcaro em propina, segundo delação

(foto jefferson rudy - ag senado) Além das pautas-bomba contra o governo Lula, o presidente…

7 hours ago