Último Tipo apresenta espetáculo cênico-musical ‘Rio que passa lá’ sobre o Tietê

(foto geovane cougo – divulgação)

O grupo Último Tipo apresenta o espetáculo cênico-musical “Rio que passa lá”, no dia 1º de julho, às 16h no SESI Campinas-Amoreiras (Avenida das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas, SP), com entrada gratuita.

Com temática ambiental, este espetáculo musical, destinado a públicos de todas as idades, conta a história do rio Tietê, que nasce na Serra do Mar, passa por todo o estado de São Paulo, cortando diversas cidades, inclusive a capital, percorrendo cerca de 1010 km até desembocar no rio Paraná.

Em “Rio que passa lá”, o rio Tietê toma a forma de um viajante para falar com o homem de igual para igual. Através de suas lendas e sua história busca despertar a consciência da importância da água para a vida.

O grupo Último Tipo (formado por Déo Piti, Jara Carvalho, Lya Bueno e Velú Carvalho) conta essa fábula por meio da linguagem teatral e da fantasia, trazendo a alegria das festas, tradições, danças típicas, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo rio Tietê, como o samba-lenço, a catira, o cururu, o encontro de batelões e a música indígena.

Após a apresentação, o público é convidado a participar de um bate-papo com o elenco do espetáculo sobre a montagem e sobre a sustentabilidade.

A trilha do espetáculo foi composta a partir dos ritmos tradicionais do estado de São Paulo, sobretudo a “moda de viola” e o “samba-lenço”, sem deixar de prestigiar ritmos universais como o reggae, ou brasileiríssimos como o frevo e o choro. Tudo isso dialogando em alguns momentos com a música eletrônica. As canções são todas executadas ao vivo e também são usadas trilhas gravadas durante alguns textos e transições. Todas as músicas são autorais e inéditas, exceto uma que é tupi-guarani.

A apresentação integra a programação de circulação do espetáculo por seis espaços culturais de Campinas, em celebração aos 35 anos de trajetória artística do Último Tipo. (Com informações de divulgação)

SERVIÇO

Rio que passa lá – espetáculo cênico musical do grupo Último Tipo

01/07/2023 – 16h

SESI Campinas-Amoreiras (Avenida das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas, SP.)

Entrada Gratuita – ingressos no portal Meu SESI.

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: 7 a 12 anos

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

4 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

6 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

9 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

9 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

10 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago