Categories: Geral

Festival de Cinema de Inverno do MIS Campinas tem homenagem a Rita Lee e ciclo sobre Tina Turner

O farol (imagem divulgação – reprodução)

Durante o mês de julho, as sextas e sábados serão ocupados com o Festival de Inverno no MIS (Museu da Imagem e do Som) de Campinas, com exibição de filmes atuais e premiados em grandes festivais internacionais. O evento que faz parte do calendário anual do museu desde 2017, inicia sua programação no dia 07 e permanece durante todo o mês até o dia 29, sempre às 19h30, na Sala Glauber Rocha, com a curadoria do jornalista e professor Ricardo Pereira.

A estreia fica marcada com a direção de Robert Eggers em “O Farol”, filme de 2019, que conta a
experiência de um veterano guardião de um farol, interpretado por Willem Dafoe e seu novo assistente Ephraim Winslow, interpretado por Robert Pattinson, que chegam à uma ilhota isolada onde deverão permanecer isolados durante alguns meses quando são confrontados pela solidão e um clima tempestuoso, assim manifestando sinais crescentes de loucura.

Outro destaque da programação é o drama francês “Titane”, dirigido por Julia Ducournau, grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2021 que mescla elementos de terror e ficção científica ao contar a história de Alexia, uma jovem que recebeu uma placa de titânio em sua cabeça, quando criança, após sofrer um acidente de carro e que com o passar dos anos, cresce e se torna uma serial killer.

Cor de Rosa Choque

A primeira semana de julho no MIS (Museu da Imagem e do Som) de Campinas, será ocupada com a Mostra Rosa Choque, uma homenagem especial à cantora Rita Lee, que acontece do dia 01 ao 06, com exceção do dia 03, segunda-feira, na Sala Glauber Rocha, com a curadoria de Claudia Bortolato, João Buhrer e Nayara Lopes, todos do movimento cineclubista do museu.
A ideia partiu de Nayara, logo após o falecimento de Rita em 08 de maio, que imediatamente acionou os amigos João e Cláudia, a fim de realizar uma homenagem à cantora, aproveitando o espaço no museu para expor relíquias da época de Mutantes, Tutti-Frutti, até a carreira solo da rainha do rock brasileiro, bem como sua participação em alguns documentários e filmes do circuito underground. “Nós não poderíamos deixar de homenagear a Rita Lee que contribuiu significativamente para a introdução e consolidação do rock no Brasil, fazendo parte da vida de tantas pessoas em diferentes gerações”, afirma Nayara.

Durante a semana da mostra, os visitantes poderão visualizar revistas, recortes de jornais, livros, assistir a clipes, documentários e filmes que compõem a carreira tão plural da artista brasileira. Será a primeira vez que o museu abriga uma mostra com elementos on e offline ao mesmo tempo em homenagem a um ícone. Na mostra, serão exibidos longas como “Dias Melhores Virão”, de Cacá Guedes, “A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum”, da cineasta Ana Carolina e “Durval Discos”, de Anna Muylaert. Já os documentários trarão a realidade de outras épocas por meio de “Uma noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil, “Tropicália”, de Marcelo Machado, “Rita Lee – Ovelha Negra”, de Roberto de Oliveira, entre outros filmes. (Com informações de divulgação).

Serviço:
Mostra Rosa Choque
Dia 01 de julho às 19h30
Dia 02 de julho às 15h
Dias 04, 05 e 06 de julho às 19h30
na Sala Glauber Rocha
Entrada franca

Festival de Inverno
Dias 07, 08, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de julho às 19h30
na Sala Glauber Rocha
Entrada franca

Ciclo Tina Turner
Dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de julho às 19h30
na Sala Glauber Rocha
Entrada franca

A Sala Glauber Rocha fica localizada no Museu da Imagem e do Som na Rua Regente Feijó, 859, no Centro de Campinas.

Os ingressos para todas as sessões são gratuitos e podem ser retirados por ordem de chegada, com meia hora de antecedência da exibição. A capacidade da Sala Glauber Rocha é de 72 lugares.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago