Categories: Ideias e Prosas

Respeito ao trabalho voluntário

(imagem jed owen – upl)

.Por Roberto Ravagnani.

Que tal começarmos com uma pergunta? Já foi porque isso já é uma pergunta.

Mas a pergunta é a seguinte: Estamos dando a atenção e o devido valor ao trabalho voluntário?

De forma geral percebemos que não.

Pode parecer uma resposta simples e muito abrangente, colocando todos no mesmo balaio e temos que reconhecer que existem organizações e empresas que prezam pela qualidade e pela boa gestão, mas se olharmos sem a lupa, percebemos que uma grande maioria dos que se utilizam do trabalho voluntário ainda carecem de se preparar para recebê-los e prepará-los para exercer suas atividades.

Ok, se isto está perceptível, o que fazer para tentar minimizar e deixar mais equânime o conhecimento?

Não existe uma receita mágica ou solução igual para todos, visto que existem organizações de todo tipo, tamanho, capacidade e condições de investimento em ações internas, portanto a solução tem que ser pensada de forma quase que individual, salvo as que são ligadas a federações ou coletivos de organizações.

Agora temos que lembrar que existem diversos cursos, apresentações e palestras falando sobre o assunto, lógico que o mundo ideal é que cada organização ou empresa tenha um programa definido e desenhado para sua situação, pois há um grande risco de tentarem uma adaptação de algo pronto, que pode vir a não funcionar para sua organização.

Portanto respeito ao trabalho voluntário, é capacitar voluntários e quem irá recebê-los, conhecer a legislação e sobre gestão de gente minimamente e criar condições para que a organização e/ou empresa e/ou universidade tenha condições de oferecer o melhor tratamento possível ao programa de voluntariado.

O outro lado também é verdadeiro, o voluntário tem que respeitar a organização para qual ele está se colocando à disposição com seu trabalho voluntario, não é por dedicar seu tempo que pode fazer da forma que quiser e quando quiser, existem compromisso que devem ser respeitados, quando assumidos.

Parceiro Carta

Recent Posts

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

2 hours ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

2 hours ago

Na reta final para as eleições, Campinas volta a ocupar as ruas nos atos Sextou com Lula e Bora Lula

Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…

3 hours ago

Exposição apresenta diversidade da cena cultural de Campinas pelas lentes de 11 fotógrafos

Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…

4 hours ago

As Comadres colocam pimenta no forró em show dançante ao ar livre e gratuito

(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…

7 hours ago

Solo ‘Quando Falta o Ar’ volta ao cartaz em apresentação única no Teatro Maria Monteiro

(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…

7 hours ago