Categories: Ideias e Prosas

Respeito ao trabalho voluntário

(imagem jed owen – upl)

.Por Roberto Ravagnani.

Que tal começarmos com uma pergunta? Já foi porque isso já é uma pergunta.

Mas a pergunta é a seguinte: Estamos dando a atenção e o devido valor ao trabalho voluntário?

De forma geral percebemos que não.

Pode parecer uma resposta simples e muito abrangente, colocando todos no mesmo balaio e temos que reconhecer que existem organizações e empresas que prezam pela qualidade e pela boa gestão, mas se olharmos sem a lupa, percebemos que uma grande maioria dos que se utilizam do trabalho voluntário ainda carecem de se preparar para recebê-los e prepará-los para exercer suas atividades.

Ok, se isto está perceptível, o que fazer para tentar minimizar e deixar mais equânime o conhecimento?

Não existe uma receita mágica ou solução igual para todos, visto que existem organizações de todo tipo, tamanho, capacidade e condições de investimento em ações internas, portanto a solução tem que ser pensada de forma quase que individual, salvo as que são ligadas a federações ou coletivos de organizações.

Agora temos que lembrar que existem diversos cursos, apresentações e palestras falando sobre o assunto, lógico que o mundo ideal é que cada organização ou empresa tenha um programa definido e desenhado para sua situação, pois há um grande risco de tentarem uma adaptação de algo pronto, que pode vir a não funcionar para sua organização.

Portanto respeito ao trabalho voluntário, é capacitar voluntários e quem irá recebê-los, conhecer a legislação e sobre gestão de gente minimamente e criar condições para que a organização e/ou empresa e/ou universidade tenha condições de oferecer o melhor tratamento possível ao programa de voluntariado.

O outro lado também é verdadeiro, o voluntário tem que respeitar a organização para qual ele está se colocando à disposição com seu trabalho voluntario, não é por dedicar seu tempo que pode fazer da forma que quiser e quando quiser, existem compromisso que devem ser respeitados, quando assumidos.

Parceiro Carta

Recent Posts

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

1 hour ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

1 hour ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

2 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

5 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

6 hours ago

Oficina gratuita aborda criação e filmagem do curta ‘Os Dias com Ela’ em Campinas

(foto divulgação) A diretora Lina Nonato e a professora Denise Tibiriçá, da FAAP (SP), coordenam…

9 hours ago