Categories: GeralSaúde

Médicos são condenados a pagar R$ 55 milhões por defenderem tratamento precoce com Kit-Covid

(foto altemar alcantara – prf de manaus – semcom)

Médicos do Rio Grande do Sul foram condenados a pagar R$ 55 milhões por defenderem tratamento sem eficácia durante a pandemia de Covid-19, o chamado Kit Covid, divulgou reportagem da Band-RS. A Justiça Federal gaúcha condenou responsáveis pela divulgação de um tal ‘Manifesto pela Vida’, mas que na realidade colocava a vida das pessoas em risco.

Assim como o ex-presidente Bolsonaro (PL), eles defendiam o tratamento precoce contra a Covid-19, utilizando medicamentos sem eficácia comprovada como a cloroquina. A decisão da Justiça nesta quinta-feira (25) acatou ações do Ministério Público Federal contra a associação Médicos Pela Vida. A Covid-19 matou mais de 700 mil pessoas oficialmente no Brasil.

Segundo o MPF, em texto do site Migalhas, a publicação contraria a legislação e ato normativo que tratam da propaganda e publicidade de medicamentos. Resolução da Anvisa, por exemplo, determina que as informações sobre medicamentos devem ser comprovadas cientificamente, o que não é o caso daqueles elencados no manifesto quando aplicados a casos de covid-19.

Segundo a decisão, o valor imposto é justificado pelos “riscos do seu uso irracional, já representa abalo na saúde pública e sua essencialidade impõe a devida reparação”.

Carta Campinas

Recent Posts

André Mendonça tenta esconder e negar celular com dados de Vorcaro para outros ministros

(foto carlos moura -stf) O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tentou omitir…

24 hours ago

Não é só o Master, reportagem revela conexão direta entre Flávio Bolsonaro e o Careca do INSS

(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…

1 day ago

16ª Mostra Curta espalha cinema por Campinas e aposta no que fica depois da tela

"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…

1 day ago

Grupo Amado estreia o musical ‘Tropicália – A gente não esquece’ no Teatro Castro Mendes

(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…

1 day ago

Flávio Bolsonaro é o único investigado do Brasil que não recebe diligências de investigação

(imagem reprodução) Apesar de todas as revelações da relação do senador e candidato à Presidência…

1 day ago

Muito além do Ipiranga: ‘A Independência abriu uma caixa de Pandora difícil de imaginar’

(foto rodrigo argenton - wikimedia commons - ciência ufpr) Com 4,15 metros de altura por…

1 day ago