Categories: Cultura

Exibição do documentário ‘Campo Grande é o Céu’ terá roda de conversa com os diretores

(imagem campo grande é o céu – divulgação)

No próximo dia 13 de maio (sábado), o CineADu terá nova Sessão Especial, com a exibição do documentário “Campo Grande é o Céu”, dirigido por Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux. Após a sessão, os diretores, na companhia Professor Gilberto Alexandre Sobrinho (IA/Unicamp), realizarão uma roda de conversa com o público presente. A sessão será no Auditório da ADunicamp, a partir das 19 horas, com entrada gratuita e aberta a comunidade.

Bruna, Jhonatan e Sérgio são um trio com experiência em documentários com temáticas sociais e socioambientais. Foram eles os responsáveis por, através do documentário, apresentar ao grande público a luta dos residentes de comunidades quilombolas do Beco dos Colodianos, de Casca e dos Teixeiras, em Mostardas (península do Litoral Norte do Rio Grande do Sul), para manter viva a tradição de cantoria dos “Ternos de Santos Padroeiros” e outras heranças de seus ancestrais.

O filme esteve presente na 50ª Edição do Festival de Cinema de Gramado, com direito a menção honrosa durante a premiação. O trio de diretores recebeu o Prêmio de Melhor Direção no 13° Festival de Cinema da Fronteira, realizado na cidade de Bagé-RS.

RODA DE CONVERSA
As sessões especiais do CineADu 2023 são divididas em duas partes: exibição do filme e, ao final, roda de conversa. Desta vez não será diferente e, após a exibição do documentário, o Professor Gilberto Alexandre Sobrinho, docente do Instituto de Artes da Unicamp, mediará um bate-papo com Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux, diretores do filme.

Jhonatan Gomes é ator, cantor, arte/educador, produtor cultural, diretor de cinema e natural de Gravataí/RS. Seja na produção ou na atuação, trabalha desde 2014 em festivais de teatro, dança, música e cinema. Em 2021, dividiu a direção do filme “Olhos de Anastácia: Conexões Quilombolas” e, junto à equipe, recebeu o Prêmio Oliveira Silveira e Prêmio Melhor Desenho de Som no II Festival Cinema Negro em Ação e em 2022.

Sérgio Guidoux é realizador audiovisual e documentarista. Começou o trabalho com cinema em 2005 trabalhando na área de som, com som direto e pós-produção. Em 2019 junto com a cacique mbya guarani Julia Gimenes realizou o curta Opy’i Regua, que entrou pra seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes e recebeu prêmios da crítica nas mostras Dialogo de Cinema (RS) e Panorama Coisa de Cinema (BA). Atualmente está finalizando seu segundo longa-metragem, sobre a Feira de Agricultores Ecologistas de Porto Alegre. (Da ADunicamp)

SERVIÇO
CineADu Especial: Campo Grande é o Céu
Data: 13 de maio de 2023 (sábado)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada gratuita

Carta Campinas

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

3 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

8 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

9 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

9 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago