Sinfônica de Campinas abre temporada 2023 com peças de Leonard Bernstein e George Gershwin

Marly Montoni (foto divulgação)

A temporada 2023 da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas começa neste sábado e domingo, 4 e 5 de março, com clássicos do repertório americano de peças de Leonard Bernstein e George Gershwin. A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados no Teatro Municipal Castro Mendes com duas horas de antecedência. A apresentação de sábado será às 20h e, domingo, às 11h. 

As nove “Danças Sinfônicas” de West Side Story abrem o concerto revelando a música do musical de Bernstein, estreado na Broadway nos anos 50. Inspirado na história de Romeu e Julieta, o musical explora a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de rua adolescentes com diferentes origens étnicas utilizando-se do jazz, ritmos latinos como o mambo e o cha-cha, variações sinfônicas e seções de comédia musical de maneiras inovadoras para a Broadway.

Do compositor norte-americano George Gershwin, a ópera “Porgy and Bess”, muitas vezes também classificada como musical, lida com a vida de negros americanos na localidade fictícia de Catfish Row, em Charleston, na Carolina do Sul, no início da década de 1920. Apresentada pela primeira vez em 1935, a ópera é admirada pela forma inovadora que Gershwin utiliza das técnicas orquestrais europeias com os idiomas do jazz e da música folk.

O concerto de abertura da Temporada 2023 traz ainda a participação dos solistas Marly Montoni (soprano), Edneia Oliveira (mezzo–soprano), Geilson Santos (tenor) e David Marcondes (barítono) sob regência do maestro Carlos Prazeres, diretor artístico da OSMC. (Com informações de divulgação)

Serviços:

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas – Temporada 2023

Dias e horários: Sábado, 4 de março, 20h e Domingo, 05 de março, 11h

Local: Teatro Castro Mendes –  Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas. SP

Entrada franca (retirada de convites duas horas antes do concerto)

Recent Posts

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

18 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

3 days ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

3 days ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 days ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 days ago