Quando é o dia de doar tempo?

.Por Roberto Ravagnani.

Dia 29 de novembro vem se consagrando mundialmente como o dia de Doar. No Brasil não é diferente, graças ao trabalho brilhante da ABCR este dia vem crescendo em campanhas e em número de doações, muito importante para a manutenção das OSC’s de todo o país.

(foto pixelman – pbl)

Neste mesmo dia, até se fala da doação de tempo, não com a mesma ênfase da doação de recursos materiais, o que entendo pela origem da campanha e a necessidade das organizações.

Mais uma vez quero aqui enfatizar a importância deste dia e do trabalho de conscientização, pois é isto que fica durante todo o restante do ano, a consciência da importância de doar e contribuir para causas belíssimas que tornam nossa sociedade um pouco melhor dia-a-dia.

Mas aqui quero chamar a atenção para nossa causa, não que seja uma causa separada, pois na minha concepção tudo tem que andar junto, para o crescimento de nossa sociedade e de nosso país, mas o voluntariado, apesar de ter dois dias a serem comemorados durante o ano, 28 de agosto, dia nacional e 05 de dezembro, dia internacional, ainda carece do dia de voluntariar.

Pode parecer um preciosismo ou querer bota mais um dia no calendário já tão cheio de efemérides, mas é só realmente para chamar a atenção para a causa maior, nossas organizações precisam de voluntários, mas elas precisam se preparar para tê-los, voluntários precisam se preparar para sê-lo, então em uma dessas datas transformar como sendo o dia de voluntariar, apesar que da mesma forma do doar, tem que ser uma atitude cotidiana.

Para isso acontecer tanto o doar, como voluntariar em que se tornar uma cultura e cultura, quem faz é a sociedade, não adianta falar: isso não é cultural em nosso país. Pode não ser mas quem faz ser ou não somos nós, a sociedade civil organizada que pensa e age em prol de um mundo melhor.

Simples? Não. Não é simples criar uma cultura em um país continental como o nosso, mas possível, com paciência e insistência, tenho certeza que conseguimos.

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

19 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

20 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

20 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

20 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

21 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

22 hours ago