Categories: Ideias e Prosas

Mês do voluntariado?

Por Roberto Ravagnani

Dia 05 de dezembro foi o dia Internacional do voluntariado e dezembro creio que deve ser o mês internacional do voluntariado. O mês nacional é em agosto e o dia em 28. Mas sabe o que fico me perguntando? Quantos dias temos que nos lembrar, tantas coisas para comemorar ou recordar ou fazer acontecer.

(foto joel muniz – upl)

Creio que esta é a melhor frase, fazer acontecer, pois voluntariado é ação em marcha para o bem comum. Bonito isso né?

Lembramos do dia 5, do dia 28 mas lembramos do dia que temos que fazer o trabalho voluntário? Trabalho voluntário se faz diariamente, não necessariamente em uma organização social, mas na nossa casa, por exemplo com a separação do lixo reciclável, com o plantio de verde, com a participação de forma ativa na nossa micro sociedade, com a participação ativa nas escolas de nosso filhos, com o cuidado com o outro.

Este é o dia de fazer trabalho voluntário, todos os dias de nossa vida, na verdade temos que ter em mente que para ser voluntário temos que ter ações voluntárias diariamente.

Então quer dizer que sou obrigado a ser voluntário?

Lógico que não, ninguém na verdade é obrigado a nada nesta vida. O importante é pensar sempre, no que você gostaria de fosse feito para você. Gostaria de ter o material reciclável, limpo e separado se por ventura você vivesse deste trabalho?

Gostaria que alguém ajudasse você a atravessar uma avenida movimentada, caso tivesse baixa mobilidade?

Gostaria de receber uma roupa limpa, caso precisasse?

Acredito que todos sabemos as respostas para as perguntas, então com este saber tenho certeza que sabemos também que é hora de ação, que é hora de se mexer e colocar em prática o voluntariado em nossas vidas. Parabéns para os que colocaram isso em prática.

Parceiro Carta

Recent Posts

Com shows gratuitos de Luciana Mello e Nega Duda, Festival Tereza de Benguela celebra as mulheres negras

(foto divulgação) A cantora Luciana Mello é uma das atrações da terceira edição do Festival…

14 hours ago

O armário de Tarcísio e o caos em SP com privatização de serviços básicos

(imagem - chatgpt e govsp) As explosões dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade,…

18 hours ago

Duo apresenta concerto inspirado no Movimento Armorial, de Ariano Suassuna

O concerto “Armoriando”, com a violinista Ana de Oliveira e o violonista e compositor Sérgio…

18 hours ago

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

24 hours ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

1 day ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

1 day ago