foto
A Orquestra de Câmara de São Paulo realiza no próximo dia 26 de novembro, sábado, a apresentação “A música de concerto brasileira de compositores negros”, a partir das 20h, no Teatro do Sesi Campinas.
Apesar de todas as dificuldades que fatalmente envolviam a vida de pessoas negras seja no período escravocrata, seja em inícios do século XX, houve uma produção inequívoca de música de concerto de compositores negros, considerando a grande quantidade de material que pode ter se perdido.
O projeto “A música brasileira de concerto pela escrita de compositores negros” visa restaurar, incentivar e estabelecer a presença esquecida (quase escondida) de autores negros, descendentes de pessoas escravizadas e/ou de descendência africana nas salas de concerto.
Formada em 2011 e sempre sob a regência de Ricardo Cardim, a Orquestra de Câmara de São Paulo é um grupo independente e tem se especializado em repertório brasileiro composto ou arranjado para cordas, centrando-se periodicamente em compositores específicos, essencialmente dos séculos XX e XXI. Em 2012 iniciou o projeto “Música Brasileira: Erudita ou Popular?, pelo qual realizou, entre 2013 e 2014, concertos em diversas cidades do estado de São Paulo, através das séries de concerto do SESI (Música em Cena) e do patrocínio pela Petrobrás de cinco concertos, sempre com atividades junto ao público presente. Nesse período, a OCSP fechou parcerias com o Projeto Guri, Fábricas de Cultura e outras organizações de diversas regiões do estado, incluindo o Sesc-Santos.
Em novembro de 2015, como resultado destes três anos de trabalho, a Orquestra de Câmara de São Paulo lançou o CD “Música Brasileira: Erudita ou Popular?”. Em 2016 a temporada incluiu a série “Solos Brasileiros”, com renomados solistas brasileiros, incluindo Ivan Vilela e “Choronas” interpretando obras de compositores do Brasil do século XX e XXI.
Ingressos gratuitos disponíveis no Meu Sesi. Retirada a partir do dia 21, às 12h.
(Carta Campinas com informações de divulgação)
(imagens reprodução) Um debate eleitoral para presidência da República sem checagem ao vivo sobre a…
(imagem divulgação) No dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h, o Auditório da ADunicamp recebe…
(foto luiza ananias - divulgação) Duas décadas depois de apresentar ao público uma sonoridade que…
(foto thiago basile - divulgação) O Sesc Campinas participa entre esta terça-feira e sábado (20…
(imagem divulgação) Durante o debate eleitoral na Band, realizado neste domingo, o presidente Lula (PT)…
(foto reprodução) Considerado um dos grandes representantes da escola francesa de trompete, o músico Éric…