Valinhos participa do Dia Internacional da Animação com mostras gratuitas

Em 2022, a programação especial de mostras em celebração ao Dia Internacional da Animação chega à sua 19ª edição, retornando ao formato tradicional, com exibições presenciais gratuitas em cidades de todo o Brasil. Valinhos é uma das cidades participantes. O cineasta e animador Mauricio Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de Wilson Lazaretti, assumiu a coordenação local e acrescentou à mostra oficial uma mostra de filmes valinhenses.

Animação “História por trás de Edina”

O evento é no dia 28 de outubro, a partir das 18h30,no auditório do Centro Cultural II, rua Itália, nº 267, com entrada gratuita, e apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Valinhos.

A Mostra Valinhense abre a noite de exibições e, às 19h, tem início a Mostra Nacional, com dez curtas nacionais de animação que fazem parte da programação oficial do 19º Dia Internacional da Animação (veja em  )

História da Animação e do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Foi em 28 de outubro de 1892 que Émile Reynaud  (1844-1918) realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. Para homenagear a arte do cinema de animação, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) escolheu essa data para a comemoração, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.

Com direção dos animadores Wilzon Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas já tem mais de 45 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, incluindo dois longas-metragens, o Núcleo tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização das oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre vários outros. 

Neste semestre, o Núcleo está em itinerância com mais uma edição do projeto cultural “Curtas de Animação”, que percorre escolas públicas com oficinas de animação. Depois de passar por Hortolândia e Valinhos, a equipe fará quatro oficinas numa escola municipal de Campinas, entre os meses de outubro e novembro.

As ações de difusão da arte da animação estão também na internet, ao alcance de todos. Squarisi escolheu o Dia dos Professores para lançar uma videoaula de introdução aos conceitos básicos de animação, disponível no seu canal do Youtube. ()

De modo bastante didático e dinâmico, a videoaula ensina a produção de dois brinquedos ópticos, que podem ser feitos com materiais bem simples, e que servem de porta de entrada para quem quer conhecer a magia do cinema de animação.

Wilson Lazaretti também está envolvido em novidades. Depois de trinta anos, ele voltou para a cidade de São Gabriel da Cachoeira/AM, município a pouco mais de 800km de Manaus, considerada a cidade mais indígena do Brasil, por abrigar 23 etnias diferentes. Em 1991, Wilson e Maurício Squarisi passaram 20 dias na cidade, numa oficina de animação com 35 crianças, que resultou no filme “´Cuikíri”, de 1991, uma mensagem de preservação, que pode ser conferido aqui:.

O retorno à cidade, no início de setembro, após 31 anos, trouxe boas surpresas, como o reencontro com participantes da oficina de 1991, que eram crianças na época e hoje estão na faixa dos 40 anos. O objetivo, desta vez, era fazer uma nova oficina com crianças indígenas,como parte do projeto Futuro Sustentável, da Associação Internacional para o Filme de Animação (AWG-Asifa Workshop Group).

Anualmente, a Asifa propõe a realização de projetos específicos de animação. Cada grupo de crianças dos países participantes produz um curta de mais ou menos 2 minutos que, depois, é editado em conjunto com os demais trabalhos, construindo um filme só. O tema este ano é Futuro Sustentável e a montagem final está a cargo da Inglaterra, pelas mãos do animador David Bunting. Depois de concluído, o filme terá sua avant première no Harrogate Film Festival, na Inglaterra e ficará aberto para acesso pelas redes sociais.

Para acompanhar as novidades do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, basta acessar o blog .

O Núcleo também está presente nas redes sociais:

Facebook:

Instagram:

Linkedin:

Dia Internacional da Animação

Programação gratuita em Valinhos:

Data: 28/10 (6ªf)

18h30 – Mostra de desenhos animados valinhenses

19h – Mostra oficial (Nacional)

Local: Auditório do Centro Cultural II – Rua Itália 267 – Valinhos

Acesse também:

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

60 minutes ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

2 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

2 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

2 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

2 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago