Como o voluntariado pode vender sua causa

Por Roberto Ravagnani

Falar de voluntariado faz com que muitos gestores de OSC’s torçam o nariz, pois ainda tem dúvidas se devem ou não abrirem vagas para estes trabalhadores. Quero deixar claro logo de início que minha modesta opinião é que sim, devem se render a ter voluntários em sua organização, visto todos os pontos positivos que eles trazem consigo.

(foto ocg-saving-the-ocean – upl)

Bom vamos deixar claro outra coisa, fazer a gestão de gente, voluntário ou não dá trabalho, portanto com voluntários é a mesma coisa, tem que ter gestão, tem que ter paciência e tem que saber lidar, aplicando isso tenha certeza sua causa tem muito a ganhar com um bom grupo de voluntários.

O voluntario dentro de sua causa, é um propagador orgânico do trabalho desenvolvido pela organização, quantos mais voluntários, mais publicidade de graça para sua causa. Oba então vamos lotar de voluntários que teremos muita propaganda. Calma, muita calma nesta hora. Já disse que tem que ter gestão do grupo, sem gestão, corre o risco de ter uma propaganda negativa, e tenho certeza de que isso você não quer.

A propaganda positiva, desejável, só virá com um grupo bem orientado, bem capacitado para suas atividades, bem acompanhando, bem reconhecido, somente assim você terá o reconhecimento de quem você reconheceu e isto virá em forma de atração de novas pessoas e de possíveis parceiros para sua causa.

Não adianta querer que algo feito de qualquer jeito, gere um bom resultado. Tem que saber escolher seu voluntário, tem que ter seleção, tem que ser bem capacitado para entender a missão da OSC, bem como tudo que ela entrega a sociedade, saber sobre seus dirigentes, suas fontes de recursos e sobre o publico atendido, tem que viver transparência no trabalho, tem que fazer com que o voluntario sinta-se como parte da equipe e não como um acessório.

O tempo e o talento do voluntário devem ser exaltados, na medida correta, nem mais nem menos do que realmente é importante e necessário, cabe lembrar que seu colaborador também deve ser reconhecido e lembrado, cuidado para não focar no voluntário e esquecer do restante do grupo que é fundamental para o bom caminhar da organização.

Isto posto, deixo minha sugestão de que o voluntário bem gerido vai fazer um trabalho muito bom de “vender” sua causa da melhor forma e esta forma é a gestão que vai dizer como faz. Então vamos aproveitar da melhor forma possível estes trabalhadores e seus talentos.

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

8 minutes ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

1 hour ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

1 hour ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

1 hour ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

2 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago