Ícone do site Wordpress Site

Cia Fragmento de Dança apresenta novo espetáculo ‘Do Improvável’, inspirado nos sonhos enquanto realização de desejos

Em São Paulo – A Cia Fragmento de Dança, durante o mês de setembro, circula com sua mais recente criação, Do Improvável, por três espaços da cidade: a começar pela Oficina Cultural Oswald de Andrade (dias 8, 9 e 10), segue para o Kasulo Espaço de Arte (dias 17 e 18), e finaliza na Sala Paissandu do Centro Cultural Olido, nos dias 24 e 25. Iniciado em 2020, quando um vírus surgiu como o maior desafio mundial da atualidade, o trabalho tem, nos sonhos, matéria prima para ativar sensações e produzir conteúdos que expressam, por meio de sons, símbolos e metáforas, o momento de vida de cada um, individual e coletivamente.

(Foto: Marcela Guimarães)

Nessa tentativa de explorar o universo onírico, Do Improvável inspira-se nos sonhos que passeiam no inconsciente de quem dorme e, também, nos sonhos da vigília de quem imagina outro mundo possível. Há quase dois anos, a Cia Fragmento vem “colecionando sonhos”. Por meio da ação “Troco Sonhos por Danças”, muitas pessoas foram ouvidas em diferentes espaços por onde esteve no entorno de sua sede. O registro, a escuta e a partilha de sonhos entre os artistas da Cia também acompanharam esse processo junto a leituras do cientista Sidarta Ribeiro, que tem dedicado sua carreira a convencer as pessoas sobre a importância de sonhar.

Experiências vividas, sonhadas ou imaginadas se confundem, para que personagens magníficos se misturem a depoimentos sobre o cotidiano, fundindo quimera e mundo real. “A peça é sobre o agora, uma vontade de sonhar ou de aprender que os sonhos importam; neles, viajamos para tentar encontrar nossas sombras e desejos, e ouvir o que eles têm a dizer sobre nós”, diz Vanessa Macedo, diretora da companhia e da montagem.

Em cena, os integrantes da companhia, Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Maitê Molnar, Thainá Souza e Vinicius Francês, contam com mais quatro artistas – Bruna Betito, Gabriela Ramos, Emilene Gutierrez e Alessandro Mesquita –, que se revezam durante as apresentações. Sandro Borelli faz a luz e Thainá Souza também responde pela montagem e edição da trilha sonora. Daíse Neves assina o figurino e José Toro Moreno as máscaras de bichos.

Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

Do Improvável – Cia Fragmento de Dança

8, 9 e 10/9 – quinta e sexta, 20h, sábado, 19h

Oficina Oswald de Andrade 

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP

(11) 3222-2662

17 e 18/9 – sábado, 21h, domingo, 19h

Kasulo Espaço de Arte

R. Sousa Lima, 300 – Barra Funda, São Paulo – SP

(11) 3666-7238

24 e 25/9 – sábado e domingo, 19h

Centro Cultural Olido – Sala Paissandu

Av. São João, 473 – 2º andar – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

(11) 2899-7370

*Retirada de ingresso gratuito na bilheteria dos espaços com 1 hora de antecedência 

**No Kasulo, os ingressos também podem ser reservados no link:

https://www.sympla.com.br/do-improvavel__1704025

Classificação etária: 16 anos

Duração: 55 min

Grátis

Cia Fragmento de Dança

Com direção de Vanessa Macedo, a Cia foi fundada em 2002, na cidade de São Paulo. Ao longo dos seus 20 anos de existência, foi contemplada pelos principais prêmios e editais de fomento à dança e participou de importantes festivais nacionais. Construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir performatividade do feminino, gênero, autoimagem e fricção vida e obra. Assuntos como dramaturgia na dança e autodepoimento na cena têm sido especialmente investigados em seus últimos trabalhos, pensando nas relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro.

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo | Assistente de direção e coreografia: Maitê Molnar | Artistas Cia Fragmento de Dança: Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Maitê Molnar, Thainá Souza e Vinicius Francês | Artistas Convidados: Gabriela Ramos, Bruna Betito, Emilene Gutierrez e Alessandro Mesquita | Iluminação: Sandro Borelli | Montagem e edição de trilha sonora: Thainá Souza | Pesquisa musical: Thainá Souza, Vanessa Macedo e Zé Caetano | Voz Off: Dona Dai, Isadora Macedo, Leticia Mantovani, Mônica P. Leal, Vanessa Macedo e Vinicius Francês | Figurino: Daíse Neves | Máscaras bichos: José Toro Moreno | Design gráficoLetícia Mantovani | Assessoria de imprensa: Elaine Calux | Produção: Luciana Venancio (Movicena Produções)

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile