Ataque a Cristina Kirchner na rede bolsonarista disparou um mês antes do atentado, revela pesquisador

O professor e etnógrafo David Nemer, que trabalha no Departamento de Estudos de Mídia na Universidade da Virgínia, publicou um gráfico em que mostra um aumento exponencial de ataques a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, dentro das redes sociais bolsonaristas, principalmente no mês de julho e, principalmente, em agosto, mês que antecedeu a tentativa de assassinato da vice-presidente Argentina por um brasileiro de extrema-direita. O atentado aconteceu nesta quinta-feira, 1 de setembro.

(imagem twitter – david nemer)

“Vamos esperar detalhes sobre a tentativa de assassinato contra a Cristina Kirchner por um brasileiro. Mas vale lembrar, o Telegram/WhatsApp bolsonarista é constantemente inundado com mensagens de ódio aos líderes de esquerda na América Latina”, comentou.

Bolsonaro faz constantes ataques a líderes de esquerda da América Latina, tenta jogar tudo dentro de um mesmo saco, assim como faz seus ataques ao PT, no Brasil. Na semana passada, atacou o presidente do Chile, Gabriel Boric, dizendo que ele pôs fogo no metrô. Em 2019, disse: “a presidente anterior [Christina Kirchner] é ligada com Dilma, com Lula, com a Venezuela de Maduro e de Chávez, com Cuba. Se isso voltar, com toda a certeza a Argentina vai entrar numa situação semelhante à da Venezuela”. É o mesmo discurso que usa no Brasil para atacar o PT e manipular o eleitorado fanático.

Os ataques são orquestrados e levam para o lado religioso como uma seita. Em 2019, também disse que se a chapa liderada por Alberto Fernández e que conta com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice vencer, “o povo saca, em massa, seu dinheiro dos bancos. Provérbios 28:19: Quem lavra sua terra terá comida com fartura, quem persegue fantasias se fartará de miséria”, disse tentando substituir a racionalidade política pelo dogmatismo religioso.

Pouco tempo após Bolsonaro postar o comentário em seu perfil no Twitter, um de seus filhos, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), compartilhou o post com a seguinte afirmação: “Nós que estamos aqui de fora olhando o que está acontecendo com a Argentina nem acreditamos. Mas ainda creio que a Argentina não naufragará em outubro”, disse o deputado em 2019.

Recent Posts

Do samba das baterias à discotecagem com DJs, Campinas põe 14 blocos na rua neste fim de semana

(foto Firmino Piton - PMC) As ruas e praças de Campinas serão tomadas neste sábado…

16 hours ago

Marcelo Peixoto percorre as ‘Memórias do Samba’ das raízes até os dias de hoje

(foto divulgação) No clima do Carnaval, o Sesi Campinas Amoreiras recebe na tarde deste sábado,…

17 hours ago

Vereadores de direita livram Otto Alejandro (PL) de investigação por violência contra a mulher

(foto Câmara Municipal de Campinas) A Câmara Municipal de Campinas aprovou o relatório final da…

17 hours ago

O que esperar de uma país que vota em traidores da pátria e admiradores de pedófilos?

(imagens divulgação) Até o momento nenhum político da extrema direita brasileira, ligado ao bolsonarismo e…

19 hours ago

Nany People põe em cena os desafios das relações amorosas na comédia ‘Como Salvar Um Casamento’

(foto rafa marques - divulgação) A atriz e humorista Nany People sobe ao palco do…

20 hours ago

Oficina de arte-educação abre inscrições para curso gratuito em Campinas

Cris Carvalho ao centro (Foto de Matheus Oliveira) Campinas recebe nos próximos meses a oficina…

2 days ago