Categories: Geral

Festival Agbara da Mulher Negra traz roda de samba com Leci Brandão e uma série de atividades artísticas

No próximo dia 3/9, sábado, das 10h às 18h, o Sesc Campinas recebe o “Festival Agbara da Mulher Negra”, com entrada gratuita. O evento nasceu para celebrar o aniversário do Fundo Agbara, que ocorre anualmente no dia 1º/9.

Roda de Samba com Leci Brandao e Banda (Foto: Roger Cipo)

Trata-se de um circuito contendo uma série de performances. Todas as ações do festival são gratuitas e buscam estimular a participação de toda a sociedade na luta por equidade racial e de gênero, com foco nas mulheres negras, efetivando uma democratização de acessos, que, por sua vez, combate o racismo estrutural.

Diversas apresentações artísticas terão lugar ao longo de todo o dia:

– Palestra de Escrita Criativa com Julia Motta (Teatro)

– Contação de Histórias com Letícia Benevides

– DJ Duda Crespa

– Contação de Histórias com Oficina de Abayomi com Eliane Castro

– Ilê, com Danças Afro-Brasileiras Campinas

– Deusa Nagô

– Marília Corrêa

– Dona Telma Cristina

– Nhô Arruda

– Palestra de Economia Criativa com Graciete Santos (Teatro)

– Nyak e Fa K’beluduru

– Griota Nil Sena e grupo La Cantante de La Trinidad y Sus Hijos

– Na Pisada Griô

Encerrando o festival, a cantora Leci Brandão se apresenta no dia 3/9, sábado, às 17h, com entrada gratuita. Há a necessidade de retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade.

Leci Brandão faz um show especial que celebra os seus cinquenta anos de carreira com uma incrível roda de samba.

Na dança, dentro do festival, merece destaque “Ilê” no dia 3/9, sábado, às 11h, com entrada gratuita. O espetáculo tem condução das dançarinas Renata de Oliveira e Adnã Ionara e dos percussionistas Otávio Andrade e Yandara Pimentel. É uma intervenção artística que expressa, através de uma dança ancestral, negra e coletiva, a força que nos une enquanto pessoas únicas e, ao mesmo tempo, ricas em nossas diversidades.

No caminho para casa (ilê), vamos fincando nossas raízes, aterrando nossos pés e compartilhando nossos viveres com outras pessoas, corpos e saberes, chegando para a dança, se reconhecendo na força do coletivo, que nos leva à um lugar que nos enche de força e paz.

Festival Agbara :: FESTIVAL AGBARA

Apresentações artísticas durante a feira do “Festival Agbara”, com Julia Motta, Letícia Benevides, DJ Duda Crespa, Eliane Castro, Deusa Nagô, Marília Corrêa, Adnã Ionara, Renata Oliveira, Nyak e Fa K’beluduru, Nhô Arruda, Graciete Santos, Griota Nil Sena e grupo La Cantante de La Trinidad y Sus Hijos, Dona Telma Cristina, Ana Sunshine e encerramento com a cantora Leci Brandão.

Palestra de Escrita Criativa com Julia Motta (Teatro) – Contação de Histórias com Letícia Benevides – DJ Duda Crespa – Contação de Histórias com Oficina de Abayomi com Eliane Castro – Ilê, com Danças Afro-Brasileiras Campinas – Deusa Nagô – Marília Corrêa – Dona Telma Cristina – Nhô Arruda – Palestra de Economia Criativa com Graciete Santos (Teatro) – Nyak e Fa K’beluduru – Griota Nil Sena e grupo La Cantante de La Trinidad y Sus Hijos – Na Pisada Griô

Atenção! – Para o show de encerramento com a cantora Leci Brandão é necessária a retirada de ingressos limitados, na Central de Atendimento do Galpão, no dia da atividade.

Dia 3/9, sábado, das 10h às 18h. Jardim do Galpão. Grátis. 16 anos.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

1 day ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

1 day ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

1 day ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 day ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

1 day ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

1 day ago