Categories: Ideias e Prosas

O ESG fortalecendo o voluntariado

.Por Roberto Ravagnani.

Tem muita gente falando dessa sigla e hoje quero tentar, ao mesmo tempo que aprendo mais, mostrar um pouco a vocês o que significa esta sigla e qual a relação dela com o voluntariado.

(imagem hermann traub – pbl)

Meio ambiente, social e governança. É assim que se traduz do inglês a sigla ESG (Environmental, social and Governance). Essas três letras praticamente substituíram a palavra sustentabilidade no universo corporativo e diz respeito a critérios ambientais, sociais e de governança corporativa colocados em prática e mensurados pelas empresas.

Qual é a origem do ESG? Tudo começou em janeiro de 2004, quando o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, convidou mais de 50 CEOs de grandes instituições financeiras a participar de uma iniciativa conjunta, para encontrar maneiras de integrar o ESG aos mercados de capitais.

sigla ESG apareceu pela primeira vez em uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2005, num relatório com título “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em português).

O Voluntariado corporativo pode ser uma ferramenta valiosa para se começar a colocar em pratica as estratégias Sociais da empresa. E ele pode ser implementado como parte do E e do S prioritariamente. Esse tipo de atividade representa uma relação benéfica para todos os envolvidos: A OSC ganha, pois recebe pessoas qualificadas quem podem impactar positivamente na gestão e na condução das ações desenvolvidas, os colaboradores são beneficiados com o desenvolvimento de novas habilidades ou soft skills e com a ampliação do networking. A empresa ganha quando conecta esta atividade as estratégias de recursos humanos para o desenvolvimento de seus colaboradores, por ser um treinamento prático e eficiente de aquisição de práticas ligadas ao QE (Quociente Emocional), ampliando as habilidades em diversos quesitos.

A geração de Impacto Positivo na comunidade em que estão inseridas, são ganhos da empresa e da comunidade, isto dá respaldo para as iniciativas de responsabilidade social, tão relevantes sob o ponto de vista dos investidores. O contato entre empresas, OSC’s, dirigentes, beneficiários, por meio do voluntariado, permite a todos uma real compreensão das necessidades da população local e com isso ações podem ser desenvolvidas de forma mais certeira.

O voluntariado corporativo passa a ser um elemento coringa para a agenda ESG das empresas, porque desenvolve os colaboradores ao mesmo tempo que gera impacto positivo na sociedade.

Parceiro Carta

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

24 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

1 day ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

2 days ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

3 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

3 days ago