‘Dalton Paula: Retratos Brasileiros’ reúne obras que interpretam criticamente fatos históricos e a trajetória da população negra no Brasil

Em São Paulo – De 29 de julho a 30 de outubro de 2022, fica em cartaz no MASP – Museu de Arte de São Paulo, a exposição “Dalton Paula: Retratos Brasileiros”. A curadoria é de Adriano Pedrosa, diretor artístico, Glaucea Britto, curadora assistente, e Lilia Schwarcz, curadora convidada.

Dalton Paula, Zeferina, 2018 (Imagem: Divulgação/MASP)

A produção artística de Dalton Paula (Brasília, 1982) destaca-se pelo trânsito entre pintura, instalação, fotografia, vídeo e objeto, e baseia-se em uma pesquisa que busca interpretar criticamente acontecimentos históricos e a trajetória da população negra no Brasil, país que, atualmente, tem a segunda maior população de origem africana no mundo, atrás apenas da Nigéria. 

As pinturas que o artista vem realizando desde 2018 apresentam homens e mulheres negras que lutaram por liberdade e justiça ao longo dos séculos, personalidades históricas que tiveram suas imagens apagadas ou subrepresentadas na história brasileira. Com elas, Dalton Paula confere dignidade, visibilidade e reconhecimento a essas personagens, processo que é expandido com a presença destas obras em coleções e com a exposição em si. 

Dalton Paula: retratos brasileiros ocorre paralelamente à mostra coletiva organizada por todos os curadores do museu e intitulada Histórias brasileiras. Um catálogo ilustrado com imagens de todos os trabalhos da exposição e pequenas biografias das personagens, assim como textos dos curadores e de convidados, irá acompanhar a mostra. 

Mais informações e ingressos no SITE do MASP.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

1 day ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

1 day ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

1 day ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 days ago