Categories: CulturaTeatro

Barracão Teatro reabre com o espetáculo ‘Nau Frágil’, do texto de Fernando Arrabal

O Barracão Teatro está de portas abertas para receber o público com o projeto Barracão 20V. O retorno presencial desse importante centro de investigação e pesquisa das artes da cena, localizado em Barão Geraldo – Campinas (SP), ocorre com o espetáculo “Nau Frágil”, a partir do dia 21 de maio, e segue nos dias 22, 28 e 29, com apresentações nos sábados, às 21h, e domingos, 20h. A direção fica a cargo de Tiche Vianna e no elenco estão os atores Esio Magalhães e Miguel Rosa. Essa é a primeira vez que mãe, pai e filho encaram o desafio de trabalharem juntos em um projeto sem a participação de outros artistas em cena.

Nau Frágil (Foto: Antonio Apolinário)

Depois de uma longa pausa por conta da pandemia, o Barracão 20V, lançado há quatro anos com o objetivo de presentear o público com espetáculos diferentes todos os meses, está de volta com uma programação até o fim de 2022. Além da estreia com “Nau Frágil”, para junho, os espetáculos também já estão agendados e serão ‘WWW para Freedom’ e ‘Birita procura-se’.

O Barracão 20V funciona com ingressos no chapéu, ou seja, o público decide o quanto vai pagar e oferece este valor ao final do espetáculo. Para garantir seu lugar, o público deve chegar com uma hora de antecedência e seguirá sendo obrigatório o uso de máscara.

“Esse retorno é para nós um esperançar e também estamos olhando com otimismo para um cenário de termos sobrevivido nesses últimos anos que foram tão desafiadores para o mundo”, destaca Tiche Vianna. O ator Miguel Rosa completa que está muito emocionado em voltar a pisar no palco e sentir o calor do público presente”, diz.

Nau Frágil, uma reflexão sobre o mundo e si mesmo

“Nau Frágil” começou com o estudo e releitura do texto O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal. A dramaturgia partiu da provocação das artistas Roberta Estrela Dalva, Solange Dias, do artista Salloma Salomão e do filósofo Luiz Fuganti, que após a leitura de Arrabal, apresentaram suas reflexões por meio de materiais próprios: cenas, linguagens, aulas e outras leituras sobre o mesmo tema. Da intersecção dos materiais produzidos, Tiche Vianna, que também dirige o espetáculo, em diálogo criativo com os atores, criou esta história e o modo de contá-la.

Na peça, Robinson (Esio Magalhães), único sobrevivente de um naufrágio, alcançou uma ilha que não está nos mapas e, portanto, nunca foi resgatado. Depois de muitos anos vivendo ali, isolado e só, se depara com a chegada de um outro náufrago, Sexta-Feira (Miguel Rosa), tão jovem como ele quando chegou, mas sem memória. Ambos passam a conviver. Robinson é curioso sobre Sexta Feira que se diverte com as certezas do velho náufrago, mas não contém seu desejo em se aventurar. Robinson, que acredita controlar toda a ilha, tem suas certezas ameaçadas pela chegada do jovem náufrago. Por isso se desentendem e se separam. É na separação que Sexta-Feira e Robson descobrem um mistério sobre a ilha.

Espetáculo “Nau Frágil”

Quando: Dias 21, 22, 28 e 29 de maio (sábados e domingos)

Horário: 21h (sábado) e 20h (domingo)

Onde: Barracão Teatro (Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Isabel, Campinas)

Capacidade: 50 lugares

Telefone: (19) 99113-8350

Quanto: Ingresso no chapéu (público coloca o valor que atribui à experiência cênica, ao final do espetáculo e pode ser pago com dinheiro, cartão ou pix)

Protocolos de segurança: Obrigatório uso de máscaras

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Haddad critica em Campinas fracasso do PIB de SP em relação ao crescimento do governo Lula

(imagem reprodução) A convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializou neste…

18 hours ago

Brasil nega visto a norte-americanos suspeitos de conluio com Flávio Bolsonaro para tumultuar eleição

(foto fernando frazão - ag brasil) O Ministério das Relações Exteriores brasileiro confirmou neste sábado…

18 hours ago

Filme Alma Viva, da cineasta Cristèle Meira, tem sessão gratuita

(imagem divulgação) O Cineclube da ADunicamp realiza, na próxima quarta-feira, 29 de julho, nova edição…

19 hours ago

EUA impõe Tariflávio de 37,5% e vai mandar emissários para atacar sistema eleitoral brasileiro

(imagem reprodução wikipedia) Para subjugar politicamente e explorar os recursos do Brasil como uma colônia…

1 day ago

Polícia Federal investiga Dark Horse como lavanderia milionária da família Bolsonaro

(imagem reprodução) Imagina usar a produção de um filme para disfarçar uma grande lavagem de…

2 days ago

Slacker Tour: banda carioca de indie rock Oruã traz show de seu último álbum a Campinas

(foto alessia pelistri - divulgação) A banda carioca Oruã se apresenta no Lola Bar, em…

2 days ago