Procurador Augusto Aras é a grande responsável pela crise política causada por Bolsonaro

O grande responsável pela crise política no Brasil causada pelo governo Bolsonaro, chegando ao ápice com a graça inconstitucional concedida a um aliado político, tem nome e sobrenome: Augusto Aras, procurador-geral da República. Sob o comando de Augusto Aras, a PRG recebeu cerca de 90 pedidos de investigação apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Muitos com nítidos e evidentes crimes de responsabilidade. Claro que Bolsonaro chegou ao poder a negligência da mídia e do próprio STF.

(foto roberto jayme – tse)

Mas em 74 pedidos de investigação que analisou, a PGR foi contrária à investigação do presidente! Ou seja, são dezenas e dezenas de pedidos de investigação. Há um conjunto enorme de evidências e provas, em diversas frentes e temas, inclusive atos antidemocráticos.

O único pedido que foi favorável à investigação de Bolsonaro, devido ao imenso escândalo e evidente provas e testemunho, foi a prevaricação de Bolsonaro na negociação pela compra da vacina indiana Covaxin, denunciada pelos irmãos Miranda. Mas pasmem! Após aberto o inquérito, a PGR se manifestou pelo seu arquivamento. Aras é o grande responsável porque permitiu a Bolsonaro surfar na impunidade.

A atuação de Aras é tão escandalosa que a ministra Rosa Weber, do STF, relatora da investigação da prevaricação, rejeitou a posição da PGR e pediu que os autos fossem reencaminhados para o Ministério Público para uma nova análise. Aras se contrapôs a Weber para evitar a investigação contra Bolsonaro. Ou seja, ele atua para blindar e não para investigar.

Ainda na questão da CPI da Covid-19, o colunista Flávio Barbosa lembra que Aras surfa na onda da impunidade de quem o indicou ao cargo e de seus parceiros e sócios desse crime monstruoso que já custou a vida de mais de 660 mil brasileiras e brasileiros.

“Descortinada toda a delinquência do atual ocupante do Palácio do Planalto, e ainda mais com a CPI da Pandemia da Covid-19 em face ao que fez e o que não fez o governo federal, o senhor Aras que há muito está com o material investigado pela CPI veio a público dizer na maior cara dura que esse material é fraco e inconsistente em matéria de provas. É claro e evidente que a questão não é essa e o procurador Aras sabe perfeitamente disso. A questão é a de que é preciso ganhar tempo para proteger Jair Bolsonaro e seus acólitos no Ministério da Saúde, convertido à ocasião em Ministério da Experimentação da Morte com suas orientações para compras de vacina não diretamente a Laboratórios autorizados, mas a atravessadores com ágio de até dez vezes o preço dos Laboratórios oficiais e sem qualquer garantia deles, além de (des)orientações a medicamentos absolutamente ineficazes para a prevenção e tratamento da covid-19 quão perigosos para a saúde e a vida de quem os utilizavam. Uma coisa digna dos experimentos do Dr. Josef Mengele em Auschwitz”, diz

Em resumo, acredita-se que esse tipo de ação de Augusto Aras acontece porque o Procurador-Geral da República, que tem a função de investigar o presidente, tem a possibilidade de ser indicado pelo próprio investigado (presidente) a uma vaga no STF. Isso é uma excrecência do compadrio. Isso é uma chaga da Democracia brasileira. Nunca se poderia aventar a possiblidade de um procurador-geral da República ser indicado ao STF.

Recent Posts

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

52 minutes ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 hours ago

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

16 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

18 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

18 hours ago